Dados são fundamentais para os negócios, mas apenas tê-los não significa nada. Aí entra em cena a ciência de dados, ferramenta fundamental para pegar essas informações e transformá-las em insights extremamente úteis para as operações de negócios.
Basicamente, a ciência de dados integra o uso de diversos recursos, como inteligência de dados, algoritmos de aprendizado de máquina e análise de dados para identificar padrões e tendências nas informações em poder da organização, permitindo um entendimento mais profundo dos fatores que possam impactar e influenciar no dia a dia dos negócios.
Ou seja, ela aproveita práticas para coletar e processar grandes volumes de dados e analisar, compreender e aproveitar essas informações para prever comportamentos, identificar os melhores clientes, alocar recursos com maior precisão, precificar com eficiência e transformar a produtividade da empresa.
Técnicas da ciência de dados
A ciência de dados envolve algumas etapas até a empresa alcançar resultados. Isso envolve a identificação da finalidade principal dos dados que serão coletados e analisados, limpeza e análise das informações. Para isso, ela recorre a uma série de técnicas para fornecer os insights:
Aprendizado de máquina
Por meio de algoritmos e modelos, a empresa analisa dados com base em métricas pré-definidas, permitindo automatizar os processos sem que seja necessário intervir manualmente para sua otimização.
Estatística
A ciência de dados utiliza o conhecimento estatístico para realizar analises, resumos, e interpretar dados, categorizando-os em segmentos para determinar sua correlação.
Mineração de dados
É o processo para descobrir padrões e relações ocultas, identificando tendências e tornando as previsões mais eficientes.
Aprendizado profundo
É um subconjunto do aprendizado de máquina que utiliza métodos diferentes de aprendizado para treinar os modelos e facilitar a detecção de padrões.
Visualização de dados
Apresenta os resultados de forma simples para que as pessoas, mesmo as sem conhecimento técnico, possam entender os padrões e tendências identificados.
Por que a ciência de dados é importante?
O sucesso de qualquer empresa depende de identificar informações críticas sobre tendências de mercado, comportamento do cliente, eficiência de processos, entre outros. Isso é fundamental para tornar as decisões informadas, otimizar o desempenho operacional e identificar oportunidades de negócios.
Para isso, as organizações utilizam tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar seus processos de análise.
Como a ciência de dados consegue processar grandes quantidades de informações as empresas conseguem, além de tornar a tomada de decisões mais inteligente, identificar oportunidades de negócios baseadas na análise de tendências, preferências e necessidades dos clientes, e possíveis áreas de crescimento.
O uso de ferramentas inovadoras permite também prever o futuro dos negócios, ajudando as empresas a se prepararem para possíveis riscos comerciais e garantir a conformidade com os mais diversos regulamentos. Da mesma forma, por fornecer um maior entendimento do comportamento, hábito e necessidades dos clientes, a inteligência e a ciência de dados fornecem informações que facilitam a adaptação de produtos, serviços para atender exatamente os desejos dos consumidores, além de tornar as interações personalizadas.
A ciência de dados, por tornar as decisões mais estratégicas, contribui para a organização saber exatamente onde investir e como obter o maior ROI. Da mesma forma, apoia a governança de dados, garantindo a qualidade e integridade das informações e aprimorando os recursos de segurança e privacidade das informações.
Casos de uso da ciência de dados
A ciência de dados busca transformar dados em inteligência, transformando a estratégia de negócios, o desenvolvimento de produtos, a experiência do cliente, entre outros. Embora esse processo possa ser demorado e desafiador para a maioria das empresas, os benefícios, como citado acima, compensam o investimento. Exatamente por isso, todos os setores podem se beneficiar da ciência de dados:
Estratégia de negócios
Dados desempenham um papel central na estratégia de negócios das empresas, e a ciência de dados agrega valor às informações, fornecendo insights, descobrindo padrões e tendências e tornando a tomada de decisões mais inteligente.
Área financeira
A ciência de dados desempenha um papel importante para reduzir riscos e tornar as decisões financeiras mais efetivas. Alocação de crédito, investimentos, detecção de fraudes, análise de riscos, análise e segmentação de clientes. Esses são apenas algumas das áreas beneficiadas pelo uso de dados.
Ciência, pesquisa e inovação
Dados têm um papel fundamental para o desempenho da ciência e pesquisa. A ciência de dados garante uma análise completa para transformar esses dados em provas concretas, identificando padrões e correlações que podem gerar descobertas importantes.
Varejo
As ferramentas utilizadas pela ciência de dados ajudam as empresas a compreender a intenção e as necessidades dos clientes, permitindo oferecer experiências personalizadas e completas ao consumidor. A análise de dados também auxilia na precificação de produtos em tempo real, na precisão do controle de estoque e na identificação de tendências.
Recursos humanos
Recrutar e reter talentos é um desafio para as empresas atualmente, independentemente do setor de atuação. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a ciência de dados analisa currículos de candidatos para encontrar o que melhor atende aos requisitos da empresa e também avalia a força de trabalho em busca de talentos que se destaquem ou apresentem indícios que podem deixar a empresa.
Saúde
Desde a realização de análises preditivas para tornar o diagnóstico mais rápido até transformar tratamentos para garantir a saúde dos pacientes, a ciência de dados nunca foi tão importante para o setor de saúde como agora. As instituições do setor podem usar seus dados para tornar tratamentos mais seguros e efetivos, desenvolver novos medicamentos e entender como as doenças agem no organismo dos pacientes, entre outros.
Manufatura
A análise de dados permite que as empresas do setor possam prever com maior precisão seus estoques, reduzir o tempo de inatividade com a implementação da manutenção preventiva, reduzir falhas na produção e otimizar sua cadeia de suprimentos.
Como começar a implementar a ciência de dados na empresa
Aproveitar a ciência de dados não é mais algo que apenas grandes empresas conseguem fazer. Hoje, organizações de todos os tamanhos podem se preparar para implementar a ciência de dados para organizar suas informações. E a RED pode ajudar a criar um ambiente empresarial preparado para utilizar esses dados para aumentar a eficiência e eficácia dos negócios. Entre em contato e saiba como.