Em um cenário digital em constante transformação, com as empresas buscando novas formas de se manterem competitivas, o Google Cloud é uma plataforma que consegue transformar a maneira com que as organizações operam.
Como oferece uma série de recursos e soluções voltados para auxiliar o desenvolvimento dos negócios, a plataforma se tornou uma base para que elas alcancem mais facilmente seus objetivos de inovação e expansão, desde fornecer maior poder de processamento até a inteligência de máquina.
E esses recursos são extremamente úteis quando empresas orientadas por dados precisam lidar com cenários cada vez mais complexos para conseguirem extrair insights realmente úteis e estratégicos dos dados em seu poder.
O que é o Google Cloud
Para entender o poder do Google Cloud para a análise de dados e para a transformação digital, o primeiro passo é entender os recursos oferecidos pela plataforma.
O Google Cloud fornece uma coleção de ferramentas em nuvem voltadas para otimizar os processos corporativos, como computação, armazenamento de dados, análise de dados e recursos de IA e aprendizado de máquina.
As empresas que contratam o serviço do Google contam com recursos escaláveis e flexíveis para atender as variações de demanda por recursos, pagando unicamente pelo que realmente usam.
A plataforma também oferece segurança de rede, controle de identidade e acesso e criptografia de dados, garantindo que os dados estejam protegidos a qualquer momento, seja em repouso ou em movimento.
Além disso, o Google Cloud conta com ferramentas abrangentes de análise de dados, permitindo que as empresas controlem suas informações de maneira mais eficaz. São ferramentas de análise, inteligência artificial e aprendizado de máquina com recursos de ponta para a criação de aplicativos mais inteligentes, para tornar fluxos de trabalho mais eficientes e extrair informações relevantes dos dados armazenados.
E não é possível esquecer da infraestrutura global fornecida pela plataforma, permitindo que as informações sejam acessadas e processadas de qualquer lugar, bastando um computador conectado à internet.
Esses recursos, aliados às ferramentas para análise de dados, fazem do Google Cloud um catalisador importante para a transformação digital e para as empresas utilizarem seus dados para tomar as melhores decisões.
Análise avançada de dados com o Google Cloud
O Google Cloud oferece um pacote de recursos avançados para o gerenciamento e análise de dados. Com o BigQuery, considerado uma das ferramentas mais importantes do Google Cloud, as empresas têm acesso a um ambiente escalável para recuperar e analisar com facilidade e agilidade grandes quantidades de dados, identificando insights úteis para os negócios.
Já com o BigQuery ML, extensão do BigQuery, é possível criar modelos de Machine Learning diretamente no ambiente, sem que seja preciso migrar as informações para outra plataforma ou implementar uma codificação complexa.
Com a AI Platform, as empresas conseguem implementar modelos de aprendizado de máquina facilmente, enriquecendo os serviços oferecidos aos clientes. Além disso, o Duet AI fornece uma interface de conversação para tornar a interação de dados mais fácil.
Há ainda já a plataforma de negócios Looker, que permite a exploração, visualização e compartilhamento de insights entre usuários, criando análises personalizadas que podem ser visualizadas pelo Looker Studio por meio de painéis interativos e relatórios e que pode ser integrada ao BigQuery facilmente.
Além destes, o Google Cloud também conta com a plataforma de processamento de dados em tempo real Dataflow para o processamento de streaming e lotes e a Datapre, voltada para a limpeza, transformação e enriquecimento de dados.
Essas ferramentas, mais os recursos de segurança fornecidos pela plataforma, englobam quatro grandes pilares para a análise de dados, indo desde a ingestão e armazenamento de dados, passando por soluções de processamento e análise, recursos de visualização e governança de dados.
Funcionando em completa sinergia, o Google Cloud permite a criação de um ecossistema interconectado para capacitar as organizações para que tomem decisões informadas. Mas não apenas isso, elas também conseguem adaptar seus serviços e produtos às necessidades e desejos dos clientes e conquistar vantagens competitivas significantes pelo uso de recursos de análise e integração de dados avançados, facilitando a navegação pelas complexidades da análise de dados.
Como utilizar os recursos do Google Cloud para a análise de dados
A utilização dos recursos de análise fornecidos pelo Google Cloud requer um bom conhecimento sobre os serviços fornecidos pela plataforma e suas ferramentas, além de conhecimentos robustos em análise de dados.
Portanto, é importante entender como os serviços do Google Cloud funcionam e estão interligados entre si, suas funcionalidades, práticas de gerenciamento e modelos de preços.
Além disso, implantar e gerenciar os serviços podem apresentar alguns desafios para profissionais sem muita experiência com a computação em nuvem ou para aqueles que buscam otimizar os recursos de sua infraestrutura.
E, apesar de o Google Cloud contar com uma documentação abrangente e uma comunidade de usuários ativa e pronta para auxiliar em novas implementações, contar com uma empresa especializada e considerada uma parceira confiável pelo próprio Google Cloud é o caminho ideal.
Por isso, alguns passos podem tornar essa jornada mais fácil:
Experimente e aprenda
O Google Cloud conta com documentação aprimorada e recursos gratuitos para os usuários experimentarem os serviços e compreenderem cada recurso.
Aproveite a comunidade
Como citado acima, a plataforma conta com uma comunidade ativa, com fóruns, blogs e recursos de aprendizagem para tornar a implementação bem-sucedida.
Foque na segurança
Apesar do Google Cloud contar com recursos de segurança cibernética, é importante que a empresa implemente práticas recomendadas de proteção de dados.
Monitore os custos
É importante monitorar os gastos com a nuvem para otimizar o desempenho sem impactar exageradamente nos custos.
Adote práticas de DevOps
Integre infraestrutura como código e pipelines de CI/CD ao fluxo de trabalho. Assim, é possível aumentar a eficiência e produtividade dos usuários.
E a RED Innovations é essa parceira que permite às empresas aproveitar ao máximo as possibilidades fornecidas pelo Google Cloud, como a velocidade, escalonamento, segurança e confiabilidade, para organizações de todos os tamanhos.
Seja um cientista de dados que procura gerar insights úteis vindos de grandes conjuntos de dados, um engenheiro de dados que constrói pipelines escaláveis ou um especialista em DevOps que procura automatizar sua infraestrutura em nuvem, o Google Cloud e a RED fornecem a estrutura necessária para as empresas inovarem e ganharem destaque nos negócios. Entre em contato e saiba mais.