A cultura Data Driven significa guiar todas as ações da empresa — estratégias e tomada de decisões — com base em seus dados. Portanto, ela representa as atitudes, comportamentos e fluxos de trabalho que criam um ambiente onde os dados são um ativo valioso e facilmente acessado por todos.
Dessa forma, as informações geradas e analisadas pela organização se tornam a base para a identificação de oportunidades de negócios, implementar uma estratégia de melhoria contínua para os processos organizacionais, responder rapidamente a incidentes e tornar os negócios mais sustentáveis.
Em um mundo em que os dados estão se tornando a força vital para as organizações, reconhecer essa importância e incentivar uma cultura Data Driven contribui para entender o que os clientes desejam e sentem. Mas não apenas isso, ela também revoluciona a tomada de decisões, com os dados agilizando uma operação ao ponto dela se tornar uma vantagem significativa em relação a outras empresas que ainda engatinham no uso de dados para os negócios.
Compreendendo a cultura Data Driven
Muitas lideranças podem afirmar que suas empresas já utilizam dados para os negócios e que por isso não precisam cultivar uma cultura Data Driven. Esses líderes ainda não perceberam as incríveis possibilidades que estão sendo deixadas para trás, como o aumento de receitas e a otimização do relacionamento com o cliente.
A forma de superar essa resistência em abraçar a democratização dos dados é demonstrar como a cultura Data Driven pode levar a empresa para além de algumas iniciativas pontuais do uso de dados e construir uma estratégia robusta de crescimento e transformação.
Para isso, é necessário construir uma base forte para sustentar uma estrutura preparada para o uso adequado dos dados gerados pela empresa. Essa base é formada por quatro pilares: alfabetização em dados, acessibilidade, democratização de dados e compromisso das lideranças.
Alfabetização em dados
A alfabetização em dados permite que todos em uma empresa saibam como aproveitar as informações para impulsionar a inovação e as melhorias operacionais. Com isso, constrói uma cultura Data Driven que melhore a tomada de decisões e crie vantagens competitivas.
Acessibilidade de dados
A cultura Data Driven não sobrevive sem o acesso facilitado e centralizado aos dados disponíveis. Permitindo o acesso às informações da empresa aos funcionários corretos, seja pela implementação de data Warehouses ou soluções na nuvem, é possível agilizar os fluxos de trabalho, impulsionar a análise de dados e, consequentemente, buscar por novas oportunidades de negócios.
Democratização de dados
Democratização de dados é um conceito em que todos em uma empresa, independentemente de sua função ou capacidade técnica, têm acesso às informações, confiam na precisão e entendem como utilizá-las para tomar decisões mais informadas. Investir em plataformas analíticas, fluxos de trabalho otimizados e alfabetização em dados torna mais fácil esse processo, garantindo decisões mais inteligentes e eficientes e funcionários mais capacitados.
Compromisso das lideranças
Mas nada disso é possível sem o apoio das lideranças para tornar o uso de dados e cultivo uma cultura Data Driven uma realidade. No momento que esses líderes demonstrarem um compromisso com o uso de dados dos negócios, toda a organização seguirá pelo mesmo caminho. Um Chief Data Officer pode tornar isso mais fácil e rápido.
Como construir uma cultura Data Driven
A construção de uma cultura Data Driven é uma jornada contínua, e não apenas uma ação isolada. Por isso, ela requer a adoção de uma estratégia clara, o uso de tecnologias adequadas e principalmente a colaboração aberta entre os setores da organização, superando possíveis silos. Conheça essas etapas:
Desenvolva uma estratégia clara
Esse passo é básico para qualquer projeto. O desenvolvimento de uma estratégia é fundamental para orientar o que cada pessoa e setor deve fazer para construir uma cultura Data Driven. Ao criar essa estratégia, é necessário detalhar os objetivos e determinar os recursos necessários para alinhar a estratégia de dados aos objetivos de negócios.
Identifique a tecnologia adequada
Como a base para a cultura Data Driven é a tecnologia que a alimenta, é necessário buscar pelas ferramentas mais adequadas para atender os requisitos da empresa. Isso envolve ferramentas analíticas e plataformas de análise de dados fáceis de usar e que permitam que usuários sem conhecimento técnico usufruam dos benefícios da análise de dados. Assim, a organização garante respostas mais ágeis às demandas dos clientes e do mercado, identifique tendências e padrões, otimize processos e melhore a experiência do cliente e a tomada de decisões.
Promova a colaboração
A colaboração é essencial para a cultura Data Driven, mas ela só é possível com a eliminação de silos de dados e pela unificação das informações da empresa. Dessa forma, usuários de setores diferentes têm acesso a informações relevantes para seu trabalho, conseguem se comunicar mais facilmente e compartilham insights que visam o desenvolvimento dos negócios.
Desafios para adotar uma cultura Data Driven
A cultura Data Driven pode enfrentar uma série de desafios para ser adotada. Desde questões relacionadas à qualidade das informações até a resistência à mudança, esses desafios precisam ser conhecidos e enfrentados para a estratégia ser bem-sucedida.
Um grande gargalo para a adoção da cultura está na qualidade dos dados da organização. Um problema causado geralmente pelos silos de dados encontrados em todos os setores. Para superar esse desafio, as empresas devem adotar processos robustos para o tratamento de dados, atribuindo a propriedade dos dados e garantindo a precisão, consistência e confiança das informações.
E, à medida que as empresas caminham para uma cultura Data Driven, alguns funcionários podem se sentir intimidados com as mudanças que serão implementadas no futuro, já que os processos a que eles estavam habituados serão transformados sensivelmente. Implementar uma estratégia de comunicação e formação eficaz, além de incluir as pessoas no processo de transição, contribui para reduzir o receio e promover a adesão completa ao uso de dados.
No entanto, a preocupação com a segurança das informações é um dos desafios mais urgentes que as empresas precisam lidar. Estabelecer políticas claras e transparentes para proteger os dados e a conformidade e implementar uma estrutura de governança de dados robusta é essencial para conquistar a confiança dos stakeholders e garantir um tratamento responsável às informações.
Como a cultura Data Driven não é imutável, exigindo monitoramento constante, adaptação e mudanças de rota, contar com o apoio de especialistas durante essa jornada pode tornar a estratégia bem-sucedida. A RED pode acompanhar sua empresa e auxiliar na adoção de uma cultura baseada em dados que capacite a tomada de decisões mais informada e otimize processos organizacionais. Entre em contato e conheça nossas soluções.