A equipe da RED Innovations, alcançou, na última semana, o nível 3 de maturidade na categoria CMMI-SVC para o fornecimento contínuo de serviços. Trata-se de um Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação, cujo objetivo é mostrar que as empresas possuem processos tecnológicos otimizados, bem definidos, monitorados e com grande garantia de entrega. Desta forma, a RED torna-se a primeira empresa de serviço de dados a possuir esse alcance de maturidade no Brasil.
O processo foi orientado pela Promove Business Innovation e conduzido pela equipe RED de Governança Corporativa e Qualidade. Segundo Rafael Faulin e Tiago Miari, sócios e diretores da RED, a classificação CMMI é muito importante para a empresa pois “os ganhos em governança foram extremamente significativos. Em um mercado tão competitivo, buscamos constantemente a excelência com a execução, monitoramento e controle dos nossos projetos favorecendo entregas de qualidade, dentro do prazo, custo e escopo para nossos clientes.”
O CMMI (Capability Maturity Model Integration ou Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação) é um conjunto comprovado de práticas globais recomendadas que impulsiona o desempenho dos negócios ao estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativa, integrando diferentes modelos e disciplinas. É gerenciado pelo Instituto CMMI, uma organização da ISACA e visa permitir que as empresas otimizem seus processos tecnológicos, buscando mais eficiência e qualidade de entrega, tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software.
Ao implementar o modelo, a empresa aumenta a capacidade de monitorar e controlar os processos de desenvolvimento e entrega de softwares e serviços, o que permite a visão geral do fluxo produtivo, desde o planejamento até a execução. Com indicadores comparativos relevantes, entende-se com facilidade onde estão os pontos fortes e fracos da equipe e dos projetos, adaptando o desenvolvimento às necessidades levantadas ainda durante a execução.
O modelo é americano e foi criado a pedido do Departamento de Defesa dos EUA para padronizar a seleção de fornecedores de software. Divide-se em três grandes áreas: CMMI-DEV, para o desenvolvimento de produtos e serviços; CMMI-SVC, para o fornecimento contínuo de serviços e CMMI-ACQ, para aquisição de produtos e serviços.
O CMMI possui ainda 5 diferentes níveis de maturidade, sendo o primeiro quando há pouco ou nenhum controle da TI sobre os processos, e o último quando existe controle total dos processos produtivos, incluindo inovação e otimização constante do modelo para uma competitividade crescente e exponencial.
Ao alcançar o nível 3 de maturidade, a RED se consolida como detentora de organização nos processos em uma estrutura mais bem definida. “Houve um ganho na visibilidade e padronização dos fluxos dos processos e procedimentos operacionais internos, facilitando e agilizando a interação entre as áreas na passagem de bastão de cada projeto. Com os processos visíveis e organizados, existe ainda a garantia de aplicação da melhoria contínua.” – diz Priscila Castro, DPO da RED.
“A RED está em constante inovação e evolução. Buscamos sempre estar à frente do mercado tanto na busca por novas tecnologias quanto na melhoria contínua dos nossos serviços, que se traduzem em aumento de produtividade, maior agilidade, menos riscos no planejamento e, consequentemente, maior satisfação dos nossos clientes”, finalizou Neli Alessio, Coordenadora de Marketing da RED Innovations.