Ferramentas tecnológicas e gerenciamento de dados já são uma realidade. O desafio para os Clubes, atualmente, é a centralização destes elementos.
Com o retorno do futebol pós pandemia, o setor foi atingido pela adoção mais ampla de tecnologia entre organizações, clubes, treinadores e atletas. No entanto, a maioria dos Clubes tem um desafio comum: gerenciar dados e informações de forma correta e centralizada. Soluções inovadoras e uso de softwares tanto dentro (On field) quanto fora (Off field) de campo podem ser as chaves para uma administração eficaz de tantos elementos. Mas será que o futebol brasileiro está preparado para essa nova realidade?
A contribuição da tecnologia para a indústria esportiva é inquestionável. Vai desde a criação de softwares para medição e melhora do desempenho físico dos atletas, passando pela otimização no processo de gerenciamento dos contratos jurídicos dos clubes com os jogadores, até o entendimento e mensuração da relação do torcedor com seu time de coração. Pense nessas informações centralizadas, organizadas e distantes apenas de um clique no mouse do computador? Sim, isso é possível.
Segundo Vitor Principe, Head de Sports Analytics da RED Innovations, primeira empresa a implementar uma área de negócios totalmente focada na transformação digital do esporte brasileiro, “os dados são como o grafite, quando programados de forma efetiva, tornam-se diamantes”. E mercado é o que não falta para a mineração. No futebol, por exemplo, o Brasil fechou o primeiro semestre de 2022 com 1153 times, sendo 795 profissionais e 358 amadores. Apenas neste período, 71 novas agremiações foram registradas nas federações estaduais, segundo dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O mercado está aquecido e há muitas decisões a serem tomadas. Para Principe, novidades estão surgindo em uma velocidade alta e certamente vão movimentar, como nunca antes, a análise de dados no segmento esportivo. “Acredito que os clubes brasileiros estão engajados em participar desta revolução”, afirmou.
Afinal, quais são as tendências do mercado On Field e Off Field para o Futebol?
É fato que gerentes esportivos já podem contar com programas para automatizar tarefas que antes levavam muito tempo para serem realizadas. A tecnologia traz agilidade e transparência para que os Clubes e Federações possam tomar decisões assertivas dentro e fora de campo. Desempenho do jogador, operações comerciais e recrutamento, monitoramento do comportamento do torcedor já são dados visualizados por muitos times. “Imagine você ter um ambiente digital que permite a gestão das informações dos Clubes. Imagine você poder fazer o cruzamento de todas estas informações, de forma centralizada e sistemática. Esta é uma realidade que estamos ajudando a construir aqui na RED Innovations, afirmou o Head de Sports Analytics, Vitor Principe.
Algumas tendências já desenham o futuro, como maior uso de dados em transmissões esportivas, realidade virtual como ferramenta para treinamento, o uso de dispositivos que simplificam os dados e analisam o desempenho dos atletas, conscientização da concussão como fator que acomete efetivamente os atletas, entre outras. A tecnologia é a grande aliada para o sucesso e pode aumentar significativamente a credibilidade, imagem e valor das organizações esportivas. “Entendemos a importância da lapidação dos dados e certamente, quando isso ocorrer, não só o futebol, mas todos os esportes terão uma melhoria de desempenho, organização e administração significativas”, finalizou Principe.
Saiba mais sobre como a RED Innovations pode ajudar seu clube com gerenciamento de dados.