2023 é o Ano da Inteligência Artificial

2023 é o Ano da Inteligência Artificial. Sua empresa está preparada?

por | 2 fev 2023 | Inteligência Artificial, Business Intelligence, Cultura Data Driven, H2O.ai, Machine Learning, Notícias, Segurança de Dados

O ano de 2023 está sendo chamado de Ano da Inteligência Artificial. Isso porque espera-se que a IA tenha um grande impacto nas empresas de todos os setores. Apesar de parecer algo ainda muito distante ou futurista, ela está cada vez mais se aproximando do mercado empresarial. 

O uso da IA para coletar dados sobre hábitos de consumo e transformá-los em informações relevantes de mercado é cada vez mais comum. Analistas preveem que a indústria de inteligência artificial movimentará US$ 110 bilhões até 2030 (veja artigo da Fast Company Brazili sobre IA generativa).

E na sua empresa? Vocês já utilizam a inteligência artificial para sair à frente da concorrência? Se sua empresa não estiver preparada, ela poderá estar em desvantagem com relação aos concorrentes. Neste artigo, reunimos as informações que você precisa saber e como preparar sua empresa para 2023.  

O que é IA?  

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que lida com a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos. Ela é baseada na ideia de que o cérebro humano pode ser simulado por um computador. Existem diferentes tipos de IA, mas alguns dos mais comuns são aprendizado de máquina (ou, no inglês, machine learning – ML), processamento de linguagem natural – PLN (ou, no inglês, NLP – natural language processing) e visão computacional.  

2023 é o Ano da Inteligência Artificial

O aprendizado de máquina é o processo de ensinar os computadores a aprender com os dados sem serem explicitamente programados. Esse processo pode ser usado para encontrar padrões nos dados e fazer previsões sobre dados futuros. O aprendizado de máquina é um campo crescente da ciência da computação que tem muitas aplicações práticas. 

O processamento de linguagem natural é um processo de computação que torna possível a interação entre humanos e máquinas usando a linguagem natural. Este processo envolve a análise semântica e sintática do texto, bem como a compreensão do contexto em que o texto está sendo usado. O processamento de linguagem natural é importante para a criação de sistemas de computação que podem interpretar e manipular o idioma humano. 

O processamento de visão, ou ‘visão computacional’, é o processo de usar computadores para interpretar e compreender imagens digitais. Esse campo de estudo teve um boom recente no desenvolvimento de IA, à medida que as equipes de pesquisa correm para desenvolver algoritmos que possam identificar objetos, pessoas e outros recursos de forma confiável em imagens digitais. Esse processo é uma parte crucial de muitos aplicativos, como carros autônomos, que precisam ser capazes de entender seus arredores para navegar com segurança.  A visão computacional ainda pode ser usada para diversas tarefas, como reconhecimento de faces, detecção de objetos, análise de sentimentos, e muito mais. 

Como a IA impactará os negócios?  

Espera-se que a IA tenha um grande impacto nas empresas de várias maneiras. Primeiro, ela pode ajudar as empresas a automatizar tarefas repetitivas. Isso pode liberar os funcionários para um trabalho mais criativo e estratégico. Em segundo lugar, ela pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões.

A IA pode analisar dados e identificar padrões que os humanos podem não conseguir ver. Isso pode ser especialmente útil na tomada de decisões sobre marketing, desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente. Em terceiro lugar, ela pode ajudar as empresas a personalizar seus produtos e serviços. Pode ainda ser usada para coletar dados sobre o comportamento do consumidor, como quais produtos são mais procurados e quais são os principais motivos de compra.  

Estima-se que, até 2023, a IA será responsável por um aumento de US$ 15,7 trilhões na economia global. Com isso em mente, fica claro que ela desempenhará um grande papel ainda este ano. As empresas que não começarem a se preparar para isso agora estarão em desvantagem.

A RED Innovations pode ajudar sua empresa a sair na frente da concorrência implementando estratégias que melhoram o atendimento ao cliente e conduzem a resultados mais significativos. Fale com os REDs!