Tecnologia, personalização, criação de experiências imersivas e envolventes são tendências para ações futuras mercadológicas e prometem atrair mais parceiros e patrocinadores para o futebol.
O marketing esportivo é uma área em constante evolução e, especialmente no futebol, é fundamental para o sucesso financeiro dos clubes e para a promoção de marcas. Nos últimos anos, as tendências de marketing no futebol mudaram consideravelmente, acompanhando a evolução da tecnologia e da forma como as pessoas consomem conteúdo e interagem com as marcas. E você, está antenado com as tendências? Em qual futuro seu Clube vai apostar?
Com o uso de dados e inteligência artificial as empresas investem cada vez mais em tecnologias de inteligência artificial e análise de dados para entender melhor seu público-alvo e hiper-personalizar suas estratégias de marketing. Isso inclui tudo, desde a segmentação de público até a otimização de campanhas publicitárias. No esporte é um caminho sem volta. Saímos, portanto, da área da automação para a digitalização, o que aumenta a assertividade e previsão da área.
Aliás, previsibilidade é o que não falta para a área de Influencer Marketing. O uso de influenciadores é uma tendência crescente no marketing esportivo. O resultado é o trabalho exponencial de Clubes com profissionais direcionados a promover seus produtos e aumentar a visibilidade de suas marcas entre o público jovem e engajado.
Engajamento que só tende a aumentar com a próxima tendência do marketing esportivo: o uso de realidade aumentada e virtual. A realidade aumentada e virtual está mudando a forma como as pessoas experimentam o futebol e as marcas estão aproveitando essa oportunidade para criar experiências imersivas e envolventes para os fãs. E as novidades não param por aí. O já conhecido marketing de conteúdo, cada vez mais valorizado no futebol, tende a se tornar cada vez mais relevante. Para a Especialista de Marketing da RED Innovations, Neli Alessio “o marketing permite que as marcas construam relacionamentos duradouros com seus públicos-alvo, forneçam valor e gerem interesse em suas marcas”, afirmou.
Para o Head de Sports Analytics da RED, Vitor Principe, o diferencial do marketing esportivo já está também na integração de diferentes mídias sociais “As mídias sociais são uma das plataformas mais importantes para o marketing esportivo, especialmente no futebol, e as marcas estão investindo em estratégias integradas de marketing que aproveitam o alcance e a interatividade dessas plataformas”. Para ele, “a parceria entre empresas do setor esportivo é benéfica para os Clubes, que por meio da integração, criam produtos que podem gerar um hub de negócios inovador”, concluiu.