Dados são extremamente valiosos para todas as empresas. Mas essa afirmação só é válida se houver uma inteligência de dados que permita a geração de insights baseados em experiência e não pela intuição do dono da organização. Uma abordagem consciente, clara e eficiente sobre os dados da empresa permite que as decisões de negócios sejam baseadas em informações precisas, no tempo certo e que sejam realmente relevantes.
Por esse motivo, a inteligência de dados precisa fazer parte da estratégia das empresas que desejam impactar o mercado e melhorar suas decisões em uma situação de extrema competição e transformação.
De acordo com o estudo, o mercado de Business Intelligence (BI) deve alcançar um faturamento de cerca de US$ 33 bilhões até 2025, com as soluções baseadas em inteligência artificial impactando diretamente na estratégia de dados das organizações. Entretanto, análise realizada pelo IDC mostra que não basta adotar essas soluções para que os negócios sejam beneficiados, é preciso implementar ferramentas de inteligência de dados para alimentar esses sistemas com dados confiáveis e precisos. Ou seja, a inteligência de dados evita que “lixo” seja utilizado por iniciativas de BI.
Como a inteligência de dados impulsiona os negócios
Dados inconsistentes é um dos maiores problemas do uso da inteligência artificial e BI pelas empresas. Se uma análise gerar respostas imprecisas ou conclusões incorretas, o impacto nos negócios não será pequeno. Afinal, se o sistema for alimentado com dados de baixa qualidade, essa falha será replicada indefinidamente, causando danos profundos.
Mas como a inteligência de dados pode evitar esse problema? Ela usa diferentes ferramentas, como análises descritivas, prescritivas, diagnósticas e preditivas, para tornar a visualização da operação e interações com clientes mais abrangente e confiável. A inteligência de dados envolve a coleta, organização, armazenamento, integração e análise dos dados da empresa.
Por meio da adoção do gerenciamento de metadados, governança e curadoria de dados, criação de perfis de dados e a adoção da automação para reduzir erros e tornar a coleta de informações mais ágil e eficiente, é possível agregar mais inteligência a inteligência de dados.
A inteligência de dados, então, funciona como um mapa para que as empresas consigam compreender, utilizar e aproveitar suas informações para transformar o processo de decisão ao mesmo tempo em que contribui para o crescimento dos negócios e reduz riscos.
Basicamente, a inteligência de dados permite que as empresas tornem suas estratégias de negócios mais refinadas, transformando informações históricas e de mercado em insights que as ajudem a identificar padrões, antecipar mudanças no mercado, simplificar processos e conseguir ficar à frente dos concorrentes.
Como construir uma cultura baseada em dados
Apesar de construir uma cultura de dados ser importante para todas as empresas. Estudo mostra que 90% dos líderes em uma empresa não confiam nos dados da organização, com 67% deles simplesmente ignorando os dados e preferindo confiar nos seus instintos para tomar decisões. Outro estudo mostra que os líderes consideram a qualidade dos dados, sua visibilidade e a confiança nessas informações como imprescindíveis para que eles adotem uma estratégia baseada em dados para guiar seus negócios.
Por que isso acontece? Dados imprecisos, inconsistentes ou incompletos, preocupações com conformidade, segurança e privacidade, complexidade de ecossistemas de dados e a falta de conhecimento dos funcionários estão entre os desafios para a adoção de uma cultura baseada em dados, mas que podem ser mitigados com a inteligência de dados.
Além disso, o número de fontes e o volume de dados crescendo e obrigando as empresas a adotarem diferentes ferramentas para lidar com uma grande quantidade de informações, contribuem para a criação de bolsões de conhecimento, os conhecidos silos de dados, talvez um dos maiores problemas para a cultura baseada em dados.
Esses silos precisam ser eliminados para que a inteligência de dados seja implementada eficazmente. E o primeiro passo para isso é tornar os dados disponíveis para todos os usuários que precisam ter acesso a eles. Esses dados precisam ser fáceis de usar e devem ser confiáveis e de qualidade. Isso exige:
Coletar metadados
A coleta de metadados e a integração de diversas fontes em um catálogo centralizado fornece um inventário completo e confiável dos dados, facilitando sua associação ao contexto de negócios.
Catalogar dados
É o processo que cria um inventário de dados com informações que permitem que os usuários acessem os dados que precisam por meio de metadados baseados em descrições, classificações, tags e definições, entre outros.
Mapear dados
É fundamental para o planejamento de migração, integração e modernização da infraestrutura de dados. A inteligência de dados automatiza esse processo, reduzindo erros, tempo e custos.
Identificar a linhagem de dados
É a capacidade de visualizar e entender o fluxo de dados por toda a organização. Isso facilita na identificação de problemas, no planejamento para a modernização da infraestrutura e na correlação entre os dados disponíveis.
Garantir a qualidade dos dados
A inteligência de dados permite criar perfis, limpar, monitorar e corrigir dados para garantir que as informações estejam prontas para uso e sejam confiáveis.
Implementar a alfabetização em dados
Isso envolve a capacidade de leitura, escrita e comunicação com dados. Com isso, os usuários conseguem encontrar, compreender e usar as informações conforme as políticas de governança de dados da empresa de forma eficaz.
Qual a importância da inteligência de dados?
A inteligência de dados representa uma mudança na forma com que as empresas tomam decisões, criam estratégias e transformam a eficiência operacional. Ela contribui para melhorar a produtividade dos funcionários, aumentar a receita dos negócios através da tomada de decisões baseadas em dados e reduzir riscos e custos operacionais.
Para as empresas, a inteligência de dados é um ativo estratégico para tornar as decisões mais informadas, capacitar as equipes e identificar tendências, comportamentos e cultivar a inovação por toda a organização. Desde estratégias de marketing até o relacionamento com o cliente, a inteligência de dados é uma peça importante para guiar as empresas por um caminho com menos obstáculos e dificuldades.
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