Os dados são responsáveis pelo crescimento dos negócios. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário criar uma estratégia de dados eficiente e que se adapte às necessidades de negócios em transformação. Esse plano irá guiar a empresa para coletar, armazenar, gerenciar, analisar e governar os ativos de dados de forma que impulsione a rentabilidade e contribua para a empresa conquistar vantagens competitivas relevantes.
O roteiro, então, auxilia para que a análise das informações em poder da empresa esteja alinhada às metas e objetivos organizacionais, garantindo maior qualidade nos insights, segurança e conformidade, além de agregar valor ao uso das informações por todos os setores.
Mas isso não significa acumular grandes quantidades de dados sem um propósito claro, já que leva apenas a uma sobrecarga que pode atrapalhar a análise e os processos de decisão. Por este motivo, construir uma estratégia de dados precisa ser feita de forma muito bem pensada, definindo objetivos de uso, identificando tipos e fontes de dados, estabelecendo políticas de governança e padrões de qualidade de dados e determinando a infraestrutura, ferramentas e recursos necessários.
Quais os tipos de estratégia de dados?
As estratégias de dados podem ser aquelas que a empresa acredita que sua análise irá tornar processos mais eficientes, como as voltadas para melhorar a segurança cibernética e a conformidade, estratégias de integração voltadas para a eliminação de silos ou estratégias de monetização de dados, que criam valor a partir das informações existentes.
Como não existe uma estratégia genérica que possa ser implementada por qualquer empresa, muitas organizações buscam criar uma estratégia holística para englobar os diferentes objetivos de negócios, sempre contando com o apoio de parceiros externos e a colaboração dos usuários que irão se beneficiar dos insights gerados.
Portanto, para implementar uma estratégia de dados bem-sucedida, é fundamental que ela esteja alinhada à estratégia de negócios e se concentre em três fatores: pessoas, processos e tecnologia.
Benefícios de uma estratégia de dados eficiente
Uma estratégia de dados eficiente e duradoura é vital para transformar o processo decisório, melhorar a eficiência e produtividade e identificar oportunidades de negócios rapidamente. Para alcançar esses objetivos, as empresas precisam de uma estratégia que as ajude a enfrentar os mais diferentes riscos, como incertezas econômicas ou interrupções na cadeia de suprimentos, mas que também ajude a guiar a busca por decisões baseadas em dados.
Alguns dos principais benefícios de uma estratégia duradoura e eficiente são:
Maior capacidade do uso de dados em todos os níveis da empresa
Usuários de todos os setores podem utilizar os dados, usar ferramentas e sistemas para ter acesso a insights, tirar dúvidas e tornar a colaboração mais efetiva.
Agilidade e eficiência dos processos
Como todos os funcionários têm acesso fácil às informações necessárias para realizarem seus trabalhos, eles conquistam maior autonomia para processar e visualizar esses dados, reduzindo o tempo gasto nos mais diferentes processos.
Capacitação da equipe de dados
Uma estratégia de dados eficiente permite que os cientistas e analistas de dados tenham mais tempo para desenvolver seus conhecimentos e habilidades.
Maior capacidade para resolver problemas
A estratégia de dados permite a adoção de um sistema inteligente de autoatendimento, fornecendo aos usuários as respostas necessárias para suas necessidades. Com isso, as equipes de dados podem se dedicar a iniciativas estratégias ao mesmo tempo em que a empresa reduz a dependência de suporte externo.
Identificação de novas oportunidades de negócios
Os funcionários podem aproveitar a análise de dados para identificar oportunidades de negócios, melhorias em processos, aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e, com isso, encontrar novos fluxos de receita.
Criando uma estratégia de dados
Construir uma estratégia de dados eficiente exige uma abordagem que considere diversos fatores. Por isso, um passo importante é avaliar a necessidade de contratar um especialista em dados que garanta que a empresa esteja no caminho correto.
Desde a estratégia até a execução e alfabetização de dados, esse especialista auxiliará na construção de uma abordagem detalhada e centrada nos fatores citados anteriormente, pessoas, processos e tecnologia, alinhando-os aos objetivos da organização. Isso envolve alguns passos para guiar o processo:
Defina metas e objetivos
Definir metas e objetivos claros e mensuráveis, alinhando-os às prioridades da organização, é o primeiro e mais importante passo para a implementação de uma estratégia de dados. Aqui, é necessário determinar o que se espera alcançar com as iniciativas de dados, como melhorar a eficiência operacional, transformar a experiência do cliente, melhorar as receitas, reduzir riscos cibernéticos ou todas ao mesmo tempo.
Conduza uma avaliação do cenário de dados da empresa
Com metas e objetivos definidos, o passo seguinte é realizar uma avaliação completa do cenário de dados da empresa. Esse inventário deve incluir todas as fontes de dados, sistemas utilizados, processos, recursos e capacidades. Dessa forma é possível identificar gargalos, desafios e oportunidades de melhoria e quais os setores onde a estratégia pode trazer mais impacto.
Implemente uma estrutura de governança de dados
Uma estratégia de dados duradoura e eficiente exige a implementação de uma estrutura de governança de dados que defina políticas, padrões, funções e responsabilidades por toda a empresa. É a governança de dados que garante a adesão aos requisitos regulatórios e às práticas do setor, criando mecanismos para monitorar o uso dos dados e para certificar que a política de governança de dados está sendo cumprida por todos os usuários.
Adote soluções em nuvem
A nuvem fornece recursos para armazenamento, processamento e análise de dados mais baratos, flexíveis e escalonáveis, permitindo a adoção de uma estratégia de democratização de dados abrangente e eficiente, além de contribuir para modernizar a infraestrutura de dados da organização.
Promova a alfabetização de dados
Capacitar os usuários com as habilidades, o conhecimento e as ferramentas necessárias para utilizar os dados contribui para tornar a compreensão, análise e interpretação dos dados mais fácil e eficaz. Para isso, forneça programas de treinamento e recursos que aprimorem esse conhecimento por toda a empresa, promovendo a cultura de dados.
Aproveite a inteligência artificial e o machine learning
A inteligência artificial e o machine learning facilitam a adoção de processos automatizados, gerando insights mais rápidos para guiar a tomada de decisões. Implemente recursos de análise preditiva, detecção de anomalias e linguagem natural para extrair insights acionáveis e úteis para os negócios.
Gerencie seus dados estrategicamente
A estratégia de dados deve apoiar e facilitar que as metas e objetivos sejam mais rapidamente alcançados. Isso, muitas vezes, pode exigir uma mudança que vai além da tecnologia, exigindo uma atenção maior às pessoas que serão impactadas pela utilização aprimorada das informações em poder da empresa. Exatamente por esse motivo, os objetivos da implementação da estratégia precisam ser claros e mensuráveis.
Para evitar erros durante a implementação da estratégia, conte com o apoio da equipe de especialistas da RED para transformar seus dados em estratégias de negócios. Entre em contato e conheça nossas soluções.