A crescente digitalização significa que as empresas têm acesso a um número gigantesco de informações, mas sem a democratização de dados, dificilmente suas equipes conseguirão trabalhar e criar experiências relevantes para os clientes.
A democratização de dados implica em capacitar todos os funcionários para terem acesso e saibam utilizar dados para identificar tendências, gerar insights e direcionar suas decisões. O problema é que nem toda organização consegue implementar essa estratégia e permite que suas equipes usem as informações disponíveis para transformar os negócios.
Conforme o Gartner, isso acontece porque a maioria das empresas tem uma baixa maturidade de Business Intelligence, restringindo as tentativas de utilizar os dados em benefício dos negócios. Assim, sem o devido conhecimento ou infraestrutura que suporte a análise, implementar uma cultura de negócios baseada em dados em toda a empresa é muito difícil.
Estudo da Seagate deixa isso claro. Apenas 32% dos dados são utilizados pelas empresas, com o resto, assustadores 68%, sendo ignorados. Então, como mudar essa realidade? Em um momento em que as necessidades dos negócios se transformam rapidamente, a democratização de dados se mostra crítica para garantir vantagens sobre a concorrência.
Como a democratização de dados transforma os negócios
À medida que uma estratégia de democratização de dados é adotada, as empresas precisam se concentrar em algumas prioridades para que o impacto nos negócios seja relevante: contar com dados excelentes e acionáveis, garantir a confiança nas informações e incentivar a adoção da utilização dos dados por toda a força de trabalho.
O primeiro passo é contar com dados corretos e de boa qualidade. Esse é o passo mais importante para a democratização de dados. Embora as empresas normalmente já contem com os dados necessários, é preciso analisar se não há algum tipo de impedimento para seu uso, como a falta de metadados que permitam uma pesquisa adequada. Por isso, é essencial conseguir produzir dados prontos para a análise, com metadados necessários que permitam a fácil localização e acesso às informações.
O segundo passo é ter certeza de que as informações são confiáveis. Com a quantidade de informações disponíveis, esses conjuntos podem comprometer a confiança do usuário. Por isso, é crítico fornecer aos utilizadores recursos que garantam que esses dados sejam realmente utilizáveis. Um software que forneça uma linhagem de dados automatizada e estabeleça políticas de governança fornece a transparência necessária, capacidades de auditoria e uma governança de dados robusta que entrega aos usuários a confiança que precisam nas informações da empresa.
Por fim, a última etapa é também a mais complexa para a maioria das empresas: como fazer com que todos os funcionários utilizem os dados. A democratização de dados só funciona quando os usuários são incentivados a usar as informações no dia a dia da operação. Por exemplo, é possível implementar ferramentas de dados sem código, facilitando a interação dos usuários com os dados disponíveis, já que tornam o alcance por pessoas sem conhecimento técnico maior.
Desafios para a democratização de dados
Apesar de a democratização de dados promover o acesso às informações da empresa, ela precisa ser implementada com uma infraestrutura que suporte a estratégia. O uso de sistemas legados e defasados, silos de dados ou plataformas que não conversem entre si precisam ser revistos antes de a estratégia ser implementada. Além disso, é necessário integrar todos os setores da empresa para tomarem decisões conjuntas, evitando que cada um opte por um sistema diferente e que trabalhe com fontes de dados em silos.
Isso pode transmitir uma sensação de falta de confiança nos dados que pode representar em uma tomada de decisões falha, aumento de custos, dificuldades para compartilhar conhecimentos e até problemas relacionados à governança de dados.
Passos para a democratização de dados
Para vencer esses desafios, seguir alguns passos é fundamental para a implementação de uma estratégia de democratização de dados eficaz. Como nem todas as empresas contam com o conhecimento necessário para transformar essa realidade, contar com um provedor de serviços, como a RED, pode trazer a experiência necessária para saber o que funciona ou não para democratizar as informações da empresa.
Para isso, a equipe da RED listou 8 passos que ajudam na democratização de dados para as empresas:
Compreenda o cenário atual da empresa
Esse passo é fundamental para saber se a infraestrutura atual suporta uma estratégia de democratização de dados ou se é precisa atualizá-la. Para isso, analise quantos dados serão gerenciados, quais as fontes de dados disponíveis, como essas fontes estão ou não conectadas, como os dados serão utilizados pelos setores e qual o nível de maturidade da empresa.
Compreenda as necessidades
Para desenhar a estratégia de democratização de dados é necessário conhecer as necessidades de cada setor. Isso ajuda na definição, design e construção de uma aplicação de BI que atenda a todos os públicos e metas de negócios.
Priorize os usuários
Entender as necessidades dos usuários ajuda na adesão à estratégia de democratização de dados. Quando esses usuários entendem os objetivos e como as decisões foram tomadas, é mais fácil reduzir possíveis atritos em relação às mudanças.
Escolha a plataforma correta
A plataforma escolhida precisa atender aos requisitos dos usuários e facilitar o desenvolvimento de aplicações sem impactar na TI. Ela também deve acessar as fontes de dados, centralizar as informações e fornecer os recursos de análise que incentivem na adesão dos usuários.
Capacite as equipes
Por mais que as soluções adotadas procurem impactar o mínimo possível a equipe de TI, é necessário envolvê-la para auxiliar na capacitação dos usuários e promover o processo de análise de dados. Isso ajuda a reduzir a carga de trabalho da TI, que pode se dedicar ao gerenciamento do sistema e dos dados.
Integre pessoas, processos e tecnologia
Qualquer mudança envolve a integração das pessoas, processos e tecnologia. A plataforma escolhida precisa suportar e automatizar o processamento de dados, contribuir para o compartilhamento de informações e gerar insights acionáveis. Por isso, analise as necessidades dos usuários, os processos operacionais e como a tecnologia pode contribuir para torná-los mais eficientes e produtivos.
Utilize ferramentas facilitadoras
Inteligência artificial e aprendizado de máquina auxiliam na preparação de dados, descoberta de insights e aprimoram a maneira com que os usuários utilizam os dados na plataforma de análise e inteligência de negócios. Da mesma forma, aproveite os quatro níveis de análise fornecidos pela BI — Descritiva, Diagnóstico, Preditiva e Prescritiva.
Adote uma cultura baseada em dados
A cultura baseada em dados faz parte da democratização de dados. Ela é fundamental para os usuários terem expectativas claras sobre como as informações devem ser usadas e saberem como explorá-las e visualizá-las.
Torne os dados acessíveis com a ajuda da RED
Como citado acima, tornar as informações acessíveis é crítico para a democratização de dados e facilita a análise. Ferramentas intuitivas reduzem a necessidade de treinamento e incentivam uma rápida adoção. Processos integrados também contribuem para a estratégia ser bem-sucedida.
Mas isso exige a criação de um roteiro que abrace políticas de governança por toda a empresa e traga melhorias para o conhecimento em dados. Fale com os especialistas da RED e saiba como podemos ajudar nessa estratégia.