Com os negócios cada vez mais guiados por dados, o número de empresas que buscam incorporar a inteligência de dados para gerar insights acionáveis e tornar as informações mais confiáveis e com melhor qualidade cresce a passos largos. Entretanto, sem o conhecimento e o uso de ferramentas adequadas, esses dados podem ser subutilizados, exigindo a contratação de profissionais com as habilidades necessárias ou a busca por ajuda de empresas especializadas, como a RED.
As empresas nunca tiveram tanto acesso aos dados como atualmente, e a forma com que elas utilizam essas informações é o que determina o sucesso ou não dos negócios. Mas como usar a inteligência de dados de forma eficaz e tornar o crescimento sustentável?
Dados em si são basicamente informações, como idade, sexo, localização ou ocupação. A análise entra nessa equação para conectar essas informações e gerar insights. A inteligência de dados aborda todos esses fatores, mas, como o nome diz, agrega inteligência para otimizar processos e decisões de negócios.
Como os dados podem vir das mais diferentes fontes, as empresas precisam combinar essas informações para construir uma imagem fidedigna e útil para os negócios. E a inteligência de dados obtêm visibilidade significativa desses grandes conjuntos de dados disponíveis, reunindo-os em um único local, limpando-os e aplicando diferentes tipos de análise para facilitar sua visualização.
Por isso, compreender o que é a inteligência de dados e como ela pode realmente servir para gerar insights é fundamental para as empresas que desejam tirar o máximo proveito das suas informações.
Por que as empresas precisam da inteligência de dados?
As empresas precisam entender os dados para implementar uma estratégia de análise preditiva, tornando a inteligência de dados crítica para a análise de Big Data.
A inteligência de dados ajuda as empresas a implementar algoritmos de aprendizado de máquina para realizar análises preditivas. Permite a melhor compreensão dos dados de forma eficaz em menos tempo, facilita a visualização de insights e padrões difíceis de encontrar em tabelas ou conjuntos de dados e, com base nessa visualização, facilita entender o progresso do negócio e as necessidades dos clientes, além de entregar subsídios para decisões corretas. Por exemplo, entender como e por que os consumidores interagem com uma marca pode ser um fator determinante para guiar as decisões de negócios.
Tipos de inteligência de dados
São vários os tipos de inteligência de dados, os principais são: Descritiva, Prescritiva, Diagnóstica e Preditiva:
- Descritiva: usa dados recentes e históricos para identificar tendências
- Prescritiva: usa o aprendizado de máquina e outras técnicas de IA para responder à questão: “como chegamos a este ponto?”
- Diagnóstica: as informações são usadas para identificar eventos relacionados a processos automatizados ou de fabricação
- Preditiva: é a técnica usada para adaptar experiências a um único fator, rastreando a atividade e desenvolvendo um perfil específico
Como implementar a inteligência de dados em uma organização
Alguns passos são necessários para implementar a inteligência de dados nos negócios e identificar as relações entre dados não estruturados e estruturados.
Comece com objetivos claros
Ter metas e objetivos definidos torna mais fácil entender quais dados devem ser capturados e analisados. Além disso, é necessário criar métricas de desempenho relacionadas aos objetivos estipulados.
Organize os dados
A inteligência de dados depende dos mais diversos fluxos de dados, por isso é crítico mantê-los organizados. Para isso, priorize as informações que precisam ser organizadas e utilize a tecnologia adequada para manter os conjuntos de dados mais abrangentes. Isso envolve uma ingestão de dados eficiente, com essas informações sendo capturadas por aplicativos automaticamente ou manualmente, agendadas em intervalos fixos ou em tempo real.
Use o aprimoramento de dados
O aprimoramento de dados é o processo de analisar as informações, certificar se elas são precisas e preencher possíveis lacunas, como falta de telefone de contato, endereço ou e-mail. Ter informações precisas garante que os dados possam ser analisados e gerar insights corretos, além de permitir encontrar correlações entre as informações. Diversas ferramentas fazem isso automaticamente e fornecem uma interface fácil de usar, com modelos personalizados para identificar entidades e relações entre os dados, além de permitir o uso desses modelos para análises preditivas.
Quanto mais informações precisas a empresa tem em seu poder, melhor são as decisões que serão tomadas. E isso pode, em alguns casos, exigir o acesso a dados de terceiros, agregando informações de outras fontes às em poder da própria empresa.
Por que contratar uma empresa especialista em inteligência de dados?
Empresas de inteligência de dados podem ajudar as organizações a organizar seus dados com maior eficiência, destacando categorias significativas, padrões e tendências, que podem, então, ser usadas para desenvolver novos produtos e serviços, melhorar os já existentes, otimizar o atendimento ao cliente ou criar novas estratégias de marketing entre outros.
Outro serviço oferecido por empresas de inteligência de dados é fornecer uma estratégia de inteligência de negócios para que a organização possa melhorar seu desempenho e encontrar oportunidades de negócios, facilitando a adoção da análise preditiva para identificar tendências e padrões e facilitando a identificação de produtos que podem se tornar populares ou que estão no final de seu ciclo de vida.
Da mesma forma, contar com um parceiro especializado em inteligência de dados melhora a capacidade de visualizar os dados para que eles se tornem mais fáceis de serem compreendidos e interpretados, sendo apresentados em forma de tabelas e gráficos que simplificam até mesmo informações mais complexas.
Por fim, essas empresas trabalham lado a lado com os clientes para estabelecer as melhores estratégias apoiadas por insights baseados em dados para criar novos produtos e estratégias, algo extremamente útil para organizações que estão se aventurando em novos mercados ou que buscam diferenciais competitivos.
Como a RED pode ajudar seus negócios?
Pode ser complexo para a maioria das empresas investir tempo e recursos para implementar a inteligência de dados nos seus negócios. Por isso, a RED oferece esse suporte e proporciona diversos benefícios para sua empresa, como reduzir possíveis erros na análise de dados. Além disso, a inteligência de dados pode gerar insights até mesmo para pequenas empresas, que de outra forma não teriam acesso ao conhecimento necessário para o desenvolvimento dos negócios. Por isso, entre em contato com os Red’s e conheça nossas soluções para transformar informações em estratégias.