A implementação de uma estratégia de governança de dados envolve diversas etapas para garantir maior eficácia na forma com que as informações da organização são gerenciadas. A estratégia, então, funciona como um mapa para tornar o gerenciamento de dados mais eficiente, pois indica como as informações devem ser usadas, acessadas e mantidas em segurança. Assim, ao seguir essas diretrizes, é possível garantir que elas sejam confiáveis e íntegras,
A governança de dados está se tornando um processo crítico para as empresas à medida que elas dependem de dados para direcionar a tomada de decisões e lidar com preocupações relacionadas à privacidade e requisitos regulamentares, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de dados, nº 13.709/2018), além de contribuir para a redução de riscos cibernéticos. Entretanto, para que a estratégia seja bem-sucedida, é importante contar com uma estrutura de processos, tecnologias e pessoas bem definida.
Etapas para implementar uma estratégia de governança de dados
A governança de dados trata dos processos envolvidos para garantir que as informações sejam utilizáveis, compreensíveis e protegidas. A estratégia de governança de dados é exatamente o planejamento que define os requisitos necessários para que a organização lide com suas informações com eficiência.
A estratégia precisa ser clara e de fácil comunicação, descrevendo quais metas e objetivos devem ser alcançados, permitindo a apresentação de um caso de negócios que descreva os benefícios e o ROI da implementação para conquistar o apoio da equipe executiva.
Em seguida, é essencial criar um Conselho de Governança de dados formado por uma equipe multifuncional, e com funções e responsabilidades bem definidos, com integrantes vindos de diversos departamentos, como TI, jurídico, financeiro e operações. Essa equipe será responsável pelas políticas, padrões e processos de gerenciamento de dados.
Isso feito, é necessário seguir alguns passos para que a estratégia de governança de dados seja implementada:
Identifique e priorize os dados
Sem saber quais dados estão em poder da organização, implementar uma estratégia de governança de dados pode ser muito difícil. Por isso, para iniciar esse processo, é necessário criar um inventário com todas as informações e metadados relevantes, classificar e organizar informações estruturadas e não estruturadas por categorias e fazer uma curadoria de dados e conhecimento, que envolve a organização e gerenciamento dos conjuntos de dados, metadados e catálogos de informações.
Escolha uma opção de armazenamento de dados
Normalmente, as empresas contam com diversos silos de dados, levando a informações isoladas que prejudicam seu compartilhamento e utilização. Por isso, escolher uma ferramenta de armazenamento que centralize esses dados pode facilitar a análise e agregar valor aos negócios.
Prepare e transforme os dados
Essa etapa requer pegar os dados brutos, limpar e validar as informações para remover dados duplicados, identificar valores ausentes, padronizar e mascarar entradas confidenciais. Feito isso, é preciso atualizar valores e formatos para os dados poderem ser compreendidos e utilizados por todos. Por fim, criar um dicionário de dados e metadados contribuirá para padronizar o vocabulário utilizado, tornando o rastreamento mais eficiente.
Construa um modelo de governança
Historicamente, as organizações buscam por estruturas orientadas a atender normas de conformidade. Com isso, definem como os usuários criam, armazenam e descartam dados. Apesar de atender às necessidades básicas de governança de dados, para aproveitar essas informações ao máximo, as empresas devem investir em uma estratégia de governança de dados que incentive a inovação, responda a vários estilos e seja sensível aos contextos. Dessa forma, é possível criar uma estratégia flexível e dinâmica para lidar com dados e adotar uma abordagem de gerenciamento de riscos proativo.
Estabeleça um processo de distribuição
Uma estratégia de governança de dados deve democratizar o acesso à informação. Por isso, criar políticas de dados incorporadas às atividades dos usuários, fluxos de trabalho e ferramentas utilizadas têm mais chance de serem seguidas por todos. Portanto, considere integrar a estratégia às necessidades dos usuários, fornecendo treinamento sobre políticas e diretrizes de uso, incentivando o compartilhamento de conhecimento e criando processos fáceis de solicitação e alteração.
Identifique riscos potenciais
Leis, como a LGPD, exigem que as organizações implementem controles de segurança de dados apropriados. Com isso, é importante que a estratégia de governança de dados identifique e priorize riscos cibernéticos, entre eles o excesso de acesso, vulnerabilidades em sistemas e armazenamento.
Mantenha a estratégia de governança de dados atualizada
Empresas se transformam e a estratégia de governança de dados precisa se adaptar a essa mudança para continuar relevante. Portanto, monitore a eficácia da estratégia adotada, estabeleça métricas de desempenho e as revise regularmente para entender se a estratégia continua atendendo aos requisitos dos negócios ou pode ser melhorada. Além disso, reveja processos, políticas e tecnologias para acompanhar as melhores práticas e necessidades da empresa.
Por que a estratégia de governança de dados é importante?
A governança de dados é fundamental para criar uma cultura baseada em dados que utiliza interpretações dessas informações para aumentar a eficiência e eficácia operacional da organização. Mas, para que isso ocorra, é preciso conquistar o apoio de todos dentro da empresa, envolvendo-as durante a criação da estratégia para melhorar o entendimento sobre como cada setor utiliza esses dados, quem precisa ter acesso e por quê.
Com as empresas criando cada vez mais dados diariamente, a estratégia de governança de dados precisa ajudar a tornar processos mais eficientes e facilitar o rastreio e curadoria de informações ao mesmo tempo em que políticas de conformidade sejam atendidas.
Portanto, em um mundo em que dados ruins levam a decisões erradas, a estratégia de governança de dados garante que as informações em poder da empresa sejam consistentes, precisas e alinhadas aos objetivos de negócio, tornando seu acesso e compartilhamento mais fácil e seguro.
Saiba como a RED pode ajudar sua empresa
A RED é uma empresa especializada em toda a jornada analítica, apoiando pessoas e empresas em utilizar seus dados da melhor forma para agregar mais inteligência aos negócios. Para isso, o foco das soluções RED está na democratização do uso de dados, melhorando a gestão de processos e a tomada de decisões e aperfeiçoando fluxos de trabalho para torná-los mais inteligentes, ágeis e preciso. Entre em contato e transforme seus dados em estratégias.