Hoje, os dados são um dos ativos mais importantes das empresas, mas são frequentemente subutilizados por falta de uma estratégia de dados bem definida que contribua para que a tomada de decisões seja realmente baseada nas informações em poder da empresa, não na intuição.
O sucesso de uma empresa na era digital depende de como ela aproveita as informações e se consegue transformá-las em insights acionáveis, entretanto, muitas delas enfrentam problemas com silos de dados isolados e não confiáveis e falta de uma gestão eficiente, impactando diretamente nas decisões de negócios.
Esses desafios deixam clara a necessidade de contar com uma estratégia de dados apropriada e, para isso, ela precisa contar com elementos essenciais para torná-la eficiente e eficaz e contribuir para as decisões tomadas sejam baseadas em fatos.
Por que implementar uma estratégia de dados
Basicamente, uma estratégia de dados, como o nome diz, é um plano para a coleta e utilização de informações para fortalecer os negócios, ou seja, ela contribui para que as empresas identifiquem, armazenem, processem e distribuam os dados corretamente.
Ela não é voltada para corrigir problemas com as informações, mas é um plano de longo prazo para definir processos e as tecnologias necessárias para tornar os dados úteis para suportar os negócios.
Para que seja bem-sucedida, as empresas precisam adotar uma cultura voltada aos dados, que permita uma visão objetiva dos negócios e contribua para antecipar tendências que ajudem que objetivos específicos sejam alcançados.
Isso envolve saber o que a força de trabalho precisa para usar as informações com autonomia, implementar os processos que garantam que os dados tenham qualidade e sejam acessíveis e garantir a implementação da tecnologia correta para armazenamento, compartilhamento e análise. Afinal, não basta ter dados, é preciso saber o que fazer com eles. Por isso, a estratégia de dados é fundamental para extrair valor das informações em poder da empresa e gerar resultados, capacitando a organização para se tornar mais ágil, eficiente e produtiva.
Elementos para uma estratégia de dados
Uma estratégia de dados tem o objetivo de identificar como toda a empresa usa seus dados para tomar decisões de negócios mais inteligentes. Para isso, é preciso adotar alguns elementos-chave:
Alinhamento com a estratégia corporativa
A estratégia de dados só dará bons resultados se estiver alinhada aos objetivos de negócios. Para isso, é preciso entender como as informações devem ser usadas para que esses objetivos sejam alcançados e criar um plano de ação sobre a coleta, processamento, armazenamento, segurança e acesso.
Isso exige uma boa interação e comunicação entre os diversos setores da organização, incentivar uma cultura de inovação e de colaboração, escolher métricas de desempenho e entender quais insights podem ser extraídos e, principalmente, conquistar a adesão das lideranças.
Avaliação da maturidade dos dados
Essa avaliação é fundamental para a organização conhecer o estado atual dos dados e sua capacidade analítica, permitindo a identificação de lacunas e vulnerabilidades nos sistemas e compreendendo o que é necessário fazer para alcançar a maturidade desejada. A avaliação também serve para analisar como a organização se encontra em comparação ao setor de atuação e concorrentes, auxiliando na definição de metas realistas de crescimento.
Para isso, é necessário inventariar os recursos disponíveis na empresa (ferramentas, tecnologias e sistemas), entender a infraestrutura de dados existente e avaliar processos relacionados à análise de dados e as habilidades da força de trabalho.
Arquitetura e tecnologia de dados
Uma estratégia de dados bem-sucedida só é possível com as ferramentas e arquiteturas corretas para tornar o processo de captura, armazenamento, análise e acesso mais eficaz. A arquitetura de dados determina como as informações são armazenadas, acessadas e analisadas.
Da mesma forma, a tecnologia tem um papel crítico na criação de uma estratégia de dados. Inteligência Artificial (IA), aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, blockchain e outras tecnologias inovadoras contribuem para uma análise mais profunda das informações, permitindo previsões precisas sobre tendências de mercado e comportamento dos clientes, além de facilitar a adoção de processos automatizados e sistemas de análise mais robustos.
Equipe de análise de dados
A tecnologia é muito importante para a estratégia de dados, mas sem contar com as pessoas certas, nas funções corretas, se torna mais difícil alcançar os objetivos de negócios. Então, o primeiro passo é identificar o modelo operacional que irá guiar a estrutura da equipe e as funções de cada profissional.
Essa equipe geralmente consiste em cientistas de dados, engenheiros de dados e analistas de dados que analisam e interpretam grandes quantidades de dados. Cientistas usam conhecimentos em estatística e ciência da computação para identificar padrões e comportamentos. Engenheiros projetam, criam e mantém conjuntos de dados. E os analistas usam essas informações para gerar relatórios e insights.
Governança de dados
A governança de dados é o que garante a qualidade das informações em uma estratégia de dados, e permite o compartilhamento por toda a empresa. Ela estabelece políticas, procedimentos e padrões para a coleta, processamento e análise de dados, garantindo que as informações sejam tratadas com segurança e responsabilidade e estejam alinhadas aos objetivos de negócios.
Ela pode ser dividida em gerenciamento de dados e controles de acesso. O gerenciamento inclui a organização dos registros por categoria, criação de processos para coleta e armazenamento, monitoramento do sistema, logs entre outros. Já o controle de acesso estabelece uma estrutura de permissão para garantir que apenas usuários autorizados acessem as informações.
Roteiro de estratégia de dados
O roteiro de estratégia de dados é o ponto final de todo o trabalho realizado até o momento. Esse roteiro é crítico para a empresa aproveitar ao máximo os ativos de dados. Ele inclui as metas, etapas de execução e marcos mensuráveis para o acompanhamento. O primeiro passo é avaliar os conjuntos de dados da empresa, como eles são usados e quais insights são gerados, considerar fatores de segurança cibernéticos, normas de privacidade, retenção de dados etc., e descrever os objetivos .
O roteiro deve priorizar atividades mais fáceis de implementar e que também proporcionem um resultado mais rápido, além disso, deve incluir a disponibilidade de recursos tecnológicos e de pessoal, qual o orçamento disponível, projetos que podem concorrer pelos recursos e marcos importantes para empresa, como o lançamento de um novo produto.
Adoção de uma cultura baseada em dados
Um fator importante para a adoção de uma estratégia de dados é abordar o gerenciamento de mudanças, já que muitos profissionais serão impactados no seu dia a dia de trabalho, com novas responsabilidades e expectativas sendo criadas. Para ser bem aceita e adotada por todos, é preciso investir na formação e capacitação da força de trabalho, comunicar de forma transparente as mudanças e deixar claros os benefícios para os funcionários e para os negócios.
A estratégia de dados exige mais que conhecimento técnico, ela requer um ambiente em que todos reconheçam a necessidade e os benefícios de trabalhar com dados, sintam-se apoiados e capacitados e sejam reconhecidos pelos seus esforços.
Comece uma jornada baseada em dados agora
A estratégia de dados é a base para as empresas utilizarem informações para tornar seus negócios mais bem-sucedidos. Ela não pode ser vista como um projeto de curto prazo, mas como um plano para garantir o futuro da organização. A RED pode te ajudar nessa jornada de transformar seus dados em oportunidades de negócios. Entre em contato e saiba como.