Estratégia de dados 

7 elementos essenciais em uma estratégia de dados

por | 19 dez 2023 | Segurança de Dados

Hoje, os dados são um dos ativos mais importantes das empresas, mas são frequentemente subutilizados por falta de uma estratégia de dados bem definida que contribua para que a tomada de decisões seja realmente baseada nas informações em poder da empresa, não na intuição. 

O sucesso de uma empresa na era digital depende de como ela aproveita as informações e se consegue transformá-las em insights acionáveis, entretanto, muitas delas enfrentam problemas com silos de dados isolados e não confiáveis e falta de uma gestão eficiente, impactando diretamente nas decisões de negócios. 

Esses desafios deixam clara a necessidade de contar com uma estratégia de dados apropriada e, para isso, ela precisa contar com elementos essenciais para torná-la eficiente e eficaz e contribuir para as decisões tomadas sejam baseadas em fatos. 

Por que implementar uma estratégia de dados

Basicamente, uma estratégia de dados, como o nome diz, é um plano para a coleta e utilização de informações para fortalecer os negócios, ou seja, ela contribui para que as empresas identifiquem, armazenem, processem e distribuam os dados corretamente. 

Ela não é voltada para corrigir problemas com as informações, mas é um plano de longo prazo para definir processos e as tecnologias necessárias para tornar os dados úteis para suportar os negócios. 

Para que seja bem-sucedida, as empresas precisam adotar uma cultura voltada aos dados, que permita uma visão objetiva dos negócios e contribua para antecipar tendências que ajudem que objetivos específicos sejam alcançados. 

Isso envolve saber o que a força de trabalho precisa para usar as informações com autonomia, implementar os processos que garantam que os dados tenham qualidade e sejam acessíveis e garantir a implementação da tecnologia correta para armazenamento, compartilhamento e análise. Afinal, não basta ter dados, é preciso saber o que fazer com eles. Por isso, a estratégia de dados é fundamental para extrair valor das informações em poder da empresa e gerar resultados, capacitando a organização para se tornar mais ágil, eficiente e produtiva. 

Elementos para uma estratégia de dados

Uma estratégia de dados tem o objetivo de identificar como toda a empresa usa seus dados para tomar decisões de negócios mais inteligentes. Para isso, é preciso adotar alguns elementos-chave: 

Alinhamento com a estratégia corporativa

A estratégia de dados só dará bons resultados se estiver alinhada aos objetivos de negócios. Para isso, é preciso entender como as informações devem ser usadas para que esses objetivos sejam alcançados e criar um plano de ação sobre a coleta, processamento, armazenamento, segurança e acesso. 

Isso exige uma boa interação e comunicação entre os diversos setores da organização, incentivar uma cultura de inovação e de colaboração, escolher métricas de desempenho e entender quais insights podem ser extraídos e, principalmente, conquistar a adesão das lideranças. 

Avaliação da maturidade dos dados

Essa avaliação é fundamental para a organização conhecer o estado atual dos dados e sua capacidade analítica, permitindo a identificação de lacunas e vulnerabilidades nos sistemas e compreendendo o que é necessário fazer para alcançar a maturidade desejada. A avaliação também serve para analisar como a organização se encontra em comparação ao setor de atuação e concorrentes, auxiliando na definição de metas realistas de crescimento. 

Para isso, é necessário inventariar os recursos disponíveis na empresa (ferramentas, tecnologias e sistemas), entender a infraestrutura de dados existente e avaliar processos relacionados à análise de dados e as habilidades da força de trabalho. 

Arquitetura e tecnologia de dados

Uma estratégia de dados bem-sucedida só é possível com as ferramentas e arquiteturas corretas para tornar o processo de captura, armazenamento, análise e acesso mais eficaz. A arquitetura de dados determina como as informações são armazenadas, acessadas e analisadas. 

Da mesma forma, a tecnologia tem um papel crítico na criação de uma estratégia de dados. Inteligência Artificial (IA), aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural, blockchain e outras tecnologias inovadoras contribuem para uma análise mais profunda das informações, permitindo previsões precisas sobre tendências de mercado e comportamento dos clientes, além de facilitar a adoção de processos automatizados e sistemas de análise mais robustos. 

Equipe de análise de dados

A tecnologia é muito importante para a estratégia de dados, mas sem contar com as pessoas certas, nas funções corretas, se torna mais difícil alcançar os objetivos de negócios. Então, o primeiro passo é identificar o modelo operacional que irá guiar a estrutura da equipe e as funções de cada profissional. 

Essa equipe geralmente consiste em cientistas de dados, engenheiros de dados e analistas de dados que analisam e interpretam grandes quantidades de dados. Cientistas usam conhecimentos em estatística e ciência da computação para identificar padrões e comportamentos. Engenheiros projetam, criam e mantém conjuntos de dados. E os analistas usam essas informações para gerar relatórios e insights. 

Governança de dados

A governança de dados é o que garante a qualidade das informações em uma estratégia de dados, e permite o compartilhamento por toda a empresa. Ela estabelece políticas, procedimentos e padrões para a coleta, processamento e análise de dados, garantindo que as informações sejam tratadas com segurança e responsabilidade e estejam alinhadas aos objetivos de negócios. 

Ela pode ser dividida em gerenciamento de dados e controles de acesso. O gerenciamento inclui a organização dos registros por categoria, criação de processos para coleta e armazenamento, monitoramento do sistema, logs entre outros. Já o controle de acesso estabelece uma estrutura de permissão para garantir que apenas usuários autorizados acessem as informações. 

Roteiro de estratégia de dados

O roteiro de estratégia de dados é o ponto final de todo o trabalho realizado até o momento. Esse roteiro é crítico para a empresa aproveitar ao máximo os ativos de dados. Ele inclui as metas, etapas de execução e marcos mensuráveis para o acompanhamento. O primeiro passo é avaliar os conjuntos de dados da empresa, como eles são usados e quais insights são gerados, considerar fatores de segurança cibernéticos, normas de privacidade, retenção de dados etc., e descrever os objetivos . 

O roteiro deve priorizar atividades mais fáceis de implementar e que também proporcionem um resultado mais rápido, além disso, deve incluir a disponibilidade de recursos tecnológicos e de pessoal, qual o orçamento disponível, projetos que podem concorrer pelos recursos e marcos importantes para empresa, como o lançamento de um novo produto. 

Adoção de uma cultura baseada em dados

Um fator importante para a adoção de uma estratégia de dados é abordar o gerenciamento de mudanças, já que muitos profissionais serão impactados no seu dia a dia de trabalho, com novas responsabilidades e expectativas sendo criadas. Para ser bem aceita e adotada por todos, é preciso investir na formação e capacitação da força de trabalho, comunicar de forma transparente as mudanças e deixar claros os benefícios para os funcionários e para os negócios. 

A estratégia de dados exige mais que conhecimento técnico, ela requer um ambiente em que todos reconheçam a necessidade e os benefícios de trabalhar com dados, sintam-se apoiados e capacitados e sejam reconhecidos pelos seus esforços. 

Comece uma jornada baseada em dados agora

A estratégia de dados é a base para as empresas utilizarem informações para tornar seus negócios mais bem-sucedidos. Ela não pode ser vista como um projeto de curto prazo, mas como um plano para garantir o futuro da organização. A RED pode te ajudar nessa jornada de transformar seus dados em oportunidades de negócios. Entre em contato e saiba como.