Automatize a gestão de KPIs e otimize o acompanhamento e planejamento comercial na indústria farmacêutica com Tableau

por | 21 nov 2023 | Tableau

Desafios

A RED Innovations foi selecionada por uma das maiores indústrias químicas e farmacêuticas alemãs para auxiliar a equipe de vendas a acompanhar o número de interações entre a força de vendas, os canais de comunicação utilizados e as contas médicas atendidas em diferentes territórios. A equipe de vendas é dividida em grupos, cada um responsável por um território específico. O principal desafio era fornecer informações estratégicas para melhorar o planejamento das interações e auxiliar a tomada de decisões relacionadas a visitas e divulgação dos produtos.

Soluções

Foi oferecida à empresa Visualização de Dados com Tableau. Além disso, a equipe atuou na base de dados, trabalhando na normalização dos dados, criando processos, views e tables no Redshift AWS. A solução incluiu a integração de fontes de dados, principalmente as oriundas da CDP (Snowflake), da qual provieram dados do sistema Veeva CRM através de processos de copias diárias automatizadas.

Foi necessário compreender as informações contidas em cada fonte de dados para mapear e desenhar um relacionamento entre eles, visando performance e principalmente a integridade dos dados. As informações gravadas no CDP (Snowflake) foram, então, estruturadas em várias tabelas contendo dados oriundos do sistema Veeva CRM, que é utilizado globalmente pela empresa, o que demandou uma abordagem cuidadosa para consolidar e mesclar os dados a fim de torná-los acessíveis ao usuário final através do Tableau.

O projeto envolveu a cópia diária dos dados do sistema Veeva para a base de dados CDP, por meio de uma camada intermediária que executava diversos Jobs para realizar esta tarefa. Na sequência, ocorreu a criação de views que correlacionam as tabelas, e a última camada envolveu a conexão dos dados com o Tableau, onde os dashboards foram construídos e disponibilizados aos usuários da força de vendas.

As etapas do processo de desenvolvimento do projeto foram as seguintes:

  1. Entendimento da demanda/necessidade;
  2. Análise técnica e funcional (banco de dados);
  3. Arquitetura e desenho;
  4. Modelagem dos dados;
  5. Protótipo do dashboard;
  6. Teste técnico;
  7. Homologação;
  8. Entrega
  9. Documentação

A RED ainda elaborou toda documentação, visando manter a transparência, governança corporativa e facilidade de manutenção

Durante o desenvolvimento do projeto, também foram implementadas medidas de segurança para garantir que os representantes pudessem visualizar apenas os dados do território ao qual pertencem, de modo a proteger informações sensíveis e garantir a privacidade dos dados.

Resultados

Com a automatização da carga diária das informações do sistema CRM Veeva e a criação de métricas pertinentes à empresa, agora os usuários podem visualizar facilmente os dados sobre o número de interações, a distribuição por canais, territórios e contas médicas, além de outras métricas relevantes para a tomada de decisão.

Por outro lado, a empresa passou a acompanhar diariamente as interações da força de vendas, permitindo uma ação rápida, de acordo com os KPIs monitorados. Os representantes de vendas começaram a priorizar os médicos em seus territórios que não haviam recebido nenhuma interação, otimizando suas visitas e melhorando a eficiência das interações. O acesso online aos KPIs por meio do Tableau facilitou o acompanhamento e planejamento das atividades. Os representantes passaram a acessar os dashboards do Tableau em seus tablets durante reuniões com os médicos, permitindo uma visualização interativa e eficiente das informações.

Os funcionários internos aprovaram o projeto, pois antes não tinham uma ferramenta para acompanhar os KPIs relacionados às interações e vendas de forma online. A facilidade de consulta dos dados e o acesso aos dashboards de forma ágil proporcionou um aumento na eficiência das interações, melhorando a qualidade do atendimento aos médicos e otimizando o uso dos recursos da empresa.

O projeto também impactou positivamente o planejamento de visitas e as estratégias de vendas, além de proporcionar uma melhor compreensão das necessidades dos médicos em cada território.

Houve uma melhoria significativa na comunicação e nas interações entre a empresa e o mercado de médicos, hospitais e farmácias. Com métricas claras e detalhadas disponíveis nos painéis desenvolvidos, a empresa pode acompanhar a efetividade de suas estratégias de comunicação e tomar ações corretivas quando necessário, como a identificação dos produtos mais vendidos e oportunidades de crescimento.

A RED já presta serviços de dados para essa grande multinacional desde 2016 e esse projeto em especial continua a passar por manutenções, atualizações, melhorias e expansões. Novas métricas e funcionalidades estão sendo desenvolvidas para fornecer ainda mais insights estratégicos à empresa. Essa parceria tem sido fundamental para o sucesso da companhia, impulsionando o crescimento das vendas e fortalecendo sua posição como uma líder no setor farmacêutico.