Governança de dados

O que é governança de dados e por que ela é importante

por | 11 dez 2023 | Segurança de Dados

Em um cenário empresarial cada vez mais digital, a governança de dados é um fator-chave para as organizações extraírem o máximo valor das informações, contribuindo para que as melhores decisões relacionadas aos dados sejam tomadas, auxiliando na capacitação dos profissionais e garantindo a confiabilidade das informações. 

A adoção de uma estratégia eficaz de governança de dados permite que as informações sejam facilmente disponibilizadas ao mesmo tempo em que garante a proteção dos dados e a conformidade com requisitos regulamentares, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709/2018, que regula as atividades de tratamento de dados pessoais no Brasil). 

Componentes da governança de dados

A governança de dados vai além de ditar regras e políticas, ela guia as empresas a estabelecerem uma infraestrutura e tecnologia adequadas, identifica as pessoas responsáveis pelo tratamento e proteção de dados específicos e contribui para a criação e manutenção de processos e políticas de segurança e privacidade. 

Os principais componentes da governança de dados incluem: 

Estratégia da Dados

Descreve a visão, os objetivos e as orientações para tornar o gerenciamento de dados mais eficaz e alinhado aos objetivos de negócios. 

Políticas e padrões de dados

Envolve a definição de como as informações da empresa são gerenciadas, armazenadas, acessadas e protegidas para garantir a consistência, qualidade e conformidade. 

Administração de dados

Diz respeito à atribuição de responsabilidades e prestação de contas pelos ativos de dados. Cabe aos administradores de dados garantirem a qualidade, a precisão e a adesão dos dados às políticas e normas de conformidade. 

Gerenciamento de dados

Garante que os dados sejam gerenciados corretamente durante todo seu ciclo de vida, desde a aquisição, integração, gerenciamento, classificação, segurança, privacidade, até sua destruição. 

Arquitetura de dados

Inclui os modelos de dados, estruturas, formas de armazenamento, integração e acesso às informações. 

Ferramentas e tecnologias

Abrange as ferramentas e tecnologias que tornam o gerenciamento de dados mais fácil, garantindo a qualidade das informações, o gerenciamento de metadados, o rastreamento e controle de acesso. 

Métricas e monitoramento

Envolve a definição de métricas e valores para analisar a eficácia do programa de governança de dados. Os indicadores de desempenho visam acompanhar o progresso, identificar possibilidades de melhoria e demonstrar o impacto da governança de dados nos negócios. 

Formação e comunicação

São programas que garantem que todas as partes interessadas compreendam a importância da governança de dados, os papeis e responsabilidades de cada profissional, e os processos e políticas que devem ser seguidos. 

Melhoria contínua

A governança de dados envolve a revisão regular das políticas e procedimentos, auditoria e feedback para identificar lacunas e possibilidades de melhorias, garantindo que as práticas se mantenham eficazes e alinhadas à evolução dos negócios e requisitos regulatórios. 

Estrutura de governança de dados

São as funções, responsabilidades e processos que garantem que a governança de dados seja adequadamente planejada, executada e monitorada. Fazem parte dessa estrutura: as pessoas, os processos e a tecnologia. 

Pessoas

É formada pelas seguintes funções: comitê de governança, formado pelo Chief Data Officer e executivos de cada unidade de negócios, para definir políticas de utilização e padronização de dados; equipe de governança, que implementa e mantém os sistemas e ferramentas de governança de dados. 

Processos

São todos os processos implementados para garantir a execução e aplicação das políticas de uso e padronização de dados definidos pelo comitê de governança. Os processos são normalmente descritos em fluxogramas com entradas e tarefas claras para cada caso de uso. 

Tecnologia

São todas as ferramentas, tecnologias e recursos utilizados para manter e gerenciar a segurança, integridade, usabilidade, disponibilidade e privacidade das informações. Muitas ferramentas automatizam a maioria dos processos de gerenciamento de governança para torná-los mais eficientes. 

Melhores práticas de governança de dados

Algumas práticas auxiliam a tornar a governança de dados mais eficaz: 

Dicionário de dados

Permite a definição de termos e conceitos de negócios utilizados pela organização para fornecer um contexto e padronização de uso nas diferentes ferramentas. 

Mapeamento e classificação de dados

Identificar o local onde os dados estão armazenados ajuda a saber quais sistemas os acessam e como eles são compartilhados pela organização. A classificação leva em consideração questões de privacidade e confidencialidade para determinar como as políticas de acesso são aplicadas em cada conjunto de dados. 

Catálogo de dados

A construção de um catálogo de dados baseado nos casos de uso permite identificar a capacidade de disponibilização dessas informações rapidamente para os usuários, sem comprometer a segurança. Esse catálogo fornece informações sobre a origem dos dados, funções de pesquisa, ferramentas de colaboração e um inventário de ativos de dados disponíveis. 

Benefícios da governança de dados

Adotar uma estratégia de governança de dados é fundamental para desbloquear o valor das informações da organização. Com uma abordagem robusta, é possível aproveitar os ativos de dados, conquistar vantagens competitivas, conquistar e manter a fidelidade dos clientes ao mesmo tempo em que se garante a qualidade e a implementação de práticas de privacidade. 

Maior eficiência operacional e redução de custos

Ao permitir a criação de uma única fonte de verdade para os dados da organização, a governança de dados elimina silos de dados, reduzindo informações duplicadas ou erradas. Isso contribui para aumentar a eficiência, reduz custos e torna o gerenciamento mais fácil. 

Maior produtividade e tomada de decisão mais ágil

A governança de dados democratiza o acesso às informações, garantindo sua precisão, consistência e confiabilidade. Dessa forma, os usuários encontram dados de qualidade rapidamente, permitindo análises mais profundas e a tomadas de decisões mais ágeis. 

Colaboração aprimorada e realização de valor

Um programa eficaz de governança de dados cria as bases para melhorar a colaboração e compartilhamento de dados entre equipes, setores e parceiros de negócios. Assim, a organização consegue criar uma cultura baseada em dados, partilhando o conhecimento e maximizando o valor das informações. 

Segurança e privacidade aprimoradas

A governança de dados contribui para reduzir riscos de segurança e privacidade por meio da implementação de controles e processos para evitar acesso não autorizado e utilização indevida de informações sensíveis, além de promover uma cultura de transparência na divulgação de informações. 

Conformidade com regulamentos e padrões

A adoção de uma estratégia eficaz de governança de dados permite que as organizações atendam mais facilmente às normas de conformidade vigentes, como LGPD, SOX ou GDPR. Dessa forma, protegem as informações de clientes, funcionários e parceiros de maneira mais eficiente, evitando danos à reputação e possíveis consequências financeiras e jurídicas. 

Como a RED pode ajudar sua empresa a implementar a governança de dados

A RED auxilia sua empresa na implementação de um conjunto de controles, ferramentas e técnicas para garantir a privacidade e segurança de dados, atendendo a requisitos de conformidade e reduzindo o risco de acesso indevido às informações. Entre em contato e saiba mais.