KPIs

Por que os KPIs ocupam uma posição significativa na análise de dados?

por | 19 jun 2024 | Business Intelligence

KPIs representam o desempenho dos objetivos estratégicos de qualquer empresa e demonstram o quão próxima ela está de alcançar os resultados desejados com os negócios. E, exatamente por isso, a análise de dados tem papel vital na utilização dessas informações para monitorar o desempenho da empresa e gerar insights úteis.

O uso de KPIs (indicadores de desempenho) é tão importante que podem até impactar na ciência de dados, levando a avaliações subjetivas de desempenho. Por exemplo, a falta de métricas quantitativas, como as que avaliam o impacto de um modelo de machine learning, simplesmente não permite que uma avaliação objetiva seja realizada.

Portanto, os KPIs têm impacto direto não apenas na análise do desempenho dos negócios, mas também são indicadores do sucesso da estratégia de dados adotada pela empresa. Afinal, são eles que alinham o trabalho das equipes de dados às metas organizacionais.

No mundo de negócios atual, não basta apenas vender um produto ou serviço, mas conhecer bem os clientes, identificar tendências, personalizar experiências, gerenciar riscos e identificar oportunidades de negócios. E apenas com a análise de indicadores de desempenho é possível compreender dados e tomar as decisões corretas.

O que são KPIs?

Os indicadores de desempenho demonstram como os objetivos estratégicos estão gerando resultados, se tornando muito úteis para guiar o comportamento da empresa, seus resultados e sua cultura. Estudo do Aberdeen Group analisou os KPIs de mais de 350 empresas para identificar que as que obtiveram melhorias de desempenho foram as que contaram com uma imagem precisa do desempenho do negócio.

Resumidamente, eles são medidas quantitativas para avaliar o desempenho e os resultados de processos, funcionários, rentabilidade dos negócios, retorno sobre o investimento, produtividade das equipes, entre muitos outros fatores críticos para os negócios. Sem eles é simplesmente impossível entender se as estratégias e decisões estão realmente servindo para que as metas e objetivos dos negócios estão sendo alcançados. Seu principal objetivo é coletar dados para guiar as estratégias da empresa.

Como a empresa pode construir uma estrutura de KPIs?

KPIs precisam estar conectados aos objetivos estratégicos da empresa, contribuindo para responder as mais diversas questões relacionadas ao andamento dos negócios. Por isso, construir uma estrutura de KPI vinculada à análise de dados exige que três fatores sejam avaliados:

Insights confiáveis

Coletar dados para análise não é algo barato, sendo essencial saber exatamente quais dados devem ser capturados para evitar sobrecarregar o sistema de análise com informações supérfluas e sem utilidade. Por isso, ao começar a pensar em um indicador de desempenho, questione quais os resultados esperados e porque essas informações são necessárias.

Isso leva ao número de indicadores necessários para chegar ao melhor resultado. Estudos mostram que as pessoas conseguem analisar informações vindas de cinco a nove fontes de cada vez, então, esse é o número recomendado para uma estrutura de KPIs.

Gestão de mudanças

Projetar e implementar KPIs, por si só, já é um processo complexo, mas lidar com o impacto desses indicadores no modelo operacional da empresa pode ser ainda mais difícil, já que envolverá mudanças em processos estabelecidos, gerando possíveis atritos.

Mas é possível utilizar a análise desses dados para auxiliar nessa jornada, tornando o uso de KPIs uma parte vital das operações. Isso significa entender claramente as expectativas dos funcionários sobre suas metas e usar as informações para identificar gargalos que estejam impactando no seu desempenho.

Isso também envolve as lideranças que precisam acompanhar esses dados de forma mais próxima, trabalhando lado a lado com os analistas de dados e com quem está sendo monitorado para que sua decisão não seja tomada unicamente usando os dados divulgados, mas entendendo todo o contexto.

Qualidade das informações

A análise de dados é totalmente dependente da qualidade dos dados coletados, e esse é um dos maiores desafios enfrentados pelos cientistas de dados. E como saber se esse dado é de qualidade ou não? As informações precisam ser contextuais e vindas de fontes seguras para garantir que os insights sejam confiáveis.  Mas isso pode ser mais fácil de dizer que realizar.

De acordo com o Gartner, 80% dos insights gerados não impactam positivamente nos negócios. Para evitar perder tempo e dinheiro, a solução é entender profundamente os objetivos e metas da organização, criar questões sólidas para encontrar as melhores respostas e, a partir dessas respostas, criar uma estrutura de KPIs que realmente mensure o desempenho da empresa de maneira efetiva.

Isso envolve definir corretamente os objetivos e metas, identificar as métricas relevantes, definir quais KPIs devem ser utilizados, identificar as fontes de dados, monitorar e analisar as informações e compartilhar as informações com as lideranças para que entendam o papel fundamental que esses indicadores têm para os negócios.

Como a análise de dados pode ajudar a identificar KPIs relevantes

Como é fundamental para entender a situação atual da empresa, a análise de dados pode identificar quais KPIs devem ser priorizadas para otimizar a estratégia de negócios. Isso envolve também como gerenciar corretamente esses indicadores e garantir que eles se mantenham alinhados à estratégia de negócios, identificando tendências, padrões e possíveis riscos.

Selecionar e integrar KPIs de forma estratégica por meio de plataformas analíticas e painéis contribui para que a empresa possa ter uma compreensão completa sobre seus negócios. Além disso, essa abordagem contribui para tornar a tomada de decisões mais inteligente e baseada em indicadores relevantes e alinhados para tornar os negócios sustentáveis no longo prazo.

E, como não é possível gerenciar uma empresa sem monitorar seus números, os KPIs são fundamentais para que a análise de dados forneça insights importantes e garanta a visibilidade ideal para monitorar o desempenho de equipes e processos de negócios.

A RED ajuda sua empresa a criar um ambiente que utiliza a interpretação de dados para aumentar a eficiência e eficácia operacional dos negócios. Nossa equipe encontra a ferramenta ideal para o acompanhamento de indicadores de desempenho fundamentais para os negócios. Com isso, é possível criar processos, normalizar dados e integrar fontes de dados de maneira automatizada.

Assim, sua equipe de TI consegue compreender as informações vindas de diferentes fontes, mapear e desenhar um relacionamento entre elas para garantir a integridade e qualidade das informações que serão analisadas. Entre em contato e conheça nossas soluções.