Data Driven Culture: O que é? Como aplicar na sua empresa?

por | 20 maio 2020 | Cultura Data Driven

Já falamos bastante aqui no blog sobre a importância dos dados para uma empresa no momento de tomar decisões. As respostas já estão dentro de casa, então é válido saber analisar tais informações e extrair oportunidades.

E mais que aplicar um ou dois softwares novos, ou ter um funcionário no comando dessa parte, a empresa como um todo deve adotar esse posicionamento de interpretar dados e colocar ideias em prática. Isso é Data Driven Culture! Entenda melhor a seguir!

O que é Data Driven Culture? Qual a sua importância?

Data Driven Culture é a aplicação de uma cultura orientada a partir de dados dentro de uma empresa. Literalmente, é uma mudança de cultura interna que inclui processos, atitudes e crenças da equipe, principalmente dos heads da organização. Quebrar padrões vira o grande desafio!

Não é algo ativado da noite para o dia, e sim pela inserção de novos processos, mudanças de hábitos, treinamentos e análises de retorno. E, se bem sucedida, a Data Driven Culture permite ideias cada vez mais maduras, incluindo análises prescritivas e uma visão 360º dos negócios.

Geralmente, é uma ideia trazida por um profissional ou equipe da área de TI, ou até mesmo pelo conhecimento de um líder, no entanto pode ser difícil de ser aplicada por vários motivos. Segundo a Gartner, 80% dos CEOs afirmam que suas operações são baseadas em dados, porém apenas 10% realmente aplicam a cultura na empresa.

Em resumo, a empresa inteira precisa entender, abraçar e aplicar esse tipo de cultura, caso contrário, fica inviável tirar proveito de todas as vantagens.

Vantagens da Data Driven Culture

A cultura analítica traz inúmeros benefícios para uma empresa, incluindo impactos diretos financeiros; tais benefícios aumentam de acordo com o nível de profundidade de dedicação dos envolvidos. Confira as principais vantagens a seguir:

  1. Assertividade nas decisões:

A Data Driven Culture representa a dedicação da empresa em guiar decisões e novas ideias pautadas a partir da análise de dados, de números, evidências, não mais por achismos, fatores morais, políticos ou outros métodos de costume.

Essa assertividade nas decisões torna-se uma vantagem competitiva, principalmente em mercados mais concorridos, pois dados impulsionam decisões e traz mais eficiência operacional à empresa.

  1. Clareza de informações:

Conviver com os dados sobre o seu negócio permite uma visão muito mais ampla e detalhada de todos os processos. Hoje em dia, os softwares mais completos permitem limpar, organizar e classificar informações da forma mais clara possível, disponibilizando visualização em gráficos e dashboards, o que facilita o entendimento sobre os dados. Fica fácil extrair decisões de algo que está mais organizado!

  1. Economia:

Pesquisas comprovam que grande parte das empresas que investem em Data Driven Culture reduzem seus custos operacionais. Além disso, acompanhar os dados facilita controle de vendas, despesas, investimentos e outros gastos da companhia.

  1. Lançamento de novidades:

Uma cultura guiada pelos dados prevê o desempenho futuro para o lançamento de novas ideias no mercado, tanto produtos quanto serviços. É possível saber quando e como será a melhor oportunidade para lançar no mercado, assim como ficar antenado a formas de inovação. Tudo isso graças a tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Como aplicar a Data Driven Culture na sua empresa?

Para a cultura analítica adentrar em uma organização é necessário atingir as lideranças da empresa, pois é um bom exemplo que deve partir dos cargos mais elevados para incentivar todos os colaboradores.

Em seguida, é necessário contratar profissionais especialistas em dados. Não é fácil manter uma cultura analítica no negócio, então os cientistas de dados e TIs são muito importantes na execução dos novos processos, para ajudar os gestores a extrair o melhor das informações e garantir revisões de desempenho com o passar do tempo. Tais revisões são importantes para manter a opinião dos líderes sobre a relevância da Data Driven Culture.

Dentre outras etapas da jornada analítica está a centralização das fontes de dados da sua empresa e a criação de um dicionário de dados. Também o treinamento da equipe para a administração e o acesso a esses dados, bem como extrair informações para transformá-las em decisões.

Sim, são muitos passos que demandam dedicação de toda a organização, mas sua empresa não precisa enfrentar tudo isso sozinha. Você pode contratar uma empresa especializada no assunto para dar a consultoria inicial, que vai realizar o mapa negocial e identificar os pontos de melhorias, e assim guiar você em todas as etapas.

Para isso, conte com a Red Innovations, especializada na inteligência do seu negócio. Vamos inserir sua empresa na jornada analítica, de ponta a ponta, para que você mergulhe na Data Driven Culture e obtenha as melhores decisões possíveis para se destacar no seu segmento.

Da consultoria ao treinamento, quando o assunto é cultura analítica a Red é completa para sua empresa. Fale conosco e saiba mais!