Na era da tecnologia, na qual os dados e informações são responsáveis por guiar as estratégias e impulsionar o crescimento de empresas e negócios de todos os segmentos, é necessário ir além da implantação de sistemas inteligentes que auxiliem a gestão da informação: é preciso vivenciar uma verdadeira cultura digital, transformando mentalidades e hábitos para incorporar os dados à identidade da empresa e assim todos tenham acesso à informação de forma integrada e se unam em prol da evolução da organização. Neste artigo nós damos algumas dicas práticas para você desenvolver uma cultura de dados em sua empresa, continue a leitura!
Mas afinal, o que é cultura de dados?
Em tempos de constantes transformações digitais, é fundamental que as empresas mundo afora utilizem os dados a favor do seu crescimento, usando essa metodologia para construir estratégias apoiadas em análises efetivas e bem-estruturadas. Sendo assim, quando a cultura de uma empresa é orientada por dados, ela toma decisões de forma inteligente e totalmente baseadas em informações concretas.
A cultura de dados é algo que deve ser enraizado na cultura organizacional da empresa para que todos os colaboradores tenham acesso e sejam orientados por dados, não apenas os gestores ou líderes dos times. Dessa forma, podemos interpretar a cultura de dados como o desenvolvimento de uma mentalidade geral que envolve todos os membros da organização em uma verdadeira corrente de conhecimentos baseados em dados para direcionar cada ação.
Ao vivenciar uma cultura de dados, todos os integrantes do time passam a levar em consideração somente as informações fornecidas por dados, deixando de lado suposições ou achismos, que guiam as tomadas de decisão com base nos resultados obtidos pelas análises, possibilitando que todos tenham acesso às informações pertinentes a suas áreas de atuação para embasarem decisões, ações ou projetos.
Como implantar uma cultura de dados?
O essencial para criar e implantar uma cultura de dados dentro da sua organização é proporcionar meios para que todos os colaboradores tenham acesso à informação. A seguir elencamos algumas dicas que podem te ajudar a difundir a cultura de dados em seu negócio, veja:
Comece aos poucos e seja paciente
Implantar a cultura de dados não é uma ação que acontece de um dia para o outro. É preciso começar aos poucos para que a mudança dos métodos já desempenhados na organização não seja abrupta e os colaboradores não se posicionem com rejeição às novas métricas. Comece definindo um pequeno número de indicadores para avaliar e vá aumentando aos poucos e conforme as necessidades do negócio.
Crie uma rotina de acompanhamento dos indicadores
A cultura de dados depende diretamente da organização e rotina para ser eficiente. É preciso estabelecer uma rotina de monitoramento dos dados, que precisa atender alguns critérios de periodicidade definidos com base nas prioridades da organização. O ideal é montar planos de acompanhamento diários, semanais, quinzenais e mensais para analisar métricas e dados distintos de todas as áreas da empresa, de acordo com as variações que geram mais e menos impacto no negócio (mais impacto = maior periodicidade / menos impacto = menor periodicidade).
Envolva todos os colaboradores e defina responsáveis
Como citamos anteriormente, é importante que todos os colaboradores estejam a par dos dados, informações e indicadores da empresa, principalmente daqueles pertinentes às suas áreas de atuação. Só assim será possível assegurar que todos caminhem na mesma direção, guiados pelos dados e objetivos definidos. Além disso, cada métrica que compor as análises do negócio devem ter um responsável para coletar os dados regularmente e garantir que eles não sejam esquecidos.
Procure uma consultoria especializada
Caso você ainda esteja inseguro para dar os primeiros passos em direção à implantação da cultura de dados em sua empresa, busque o auxílio de uma empresa especializada para ajudá-lo a entender as necessidades do seu negócio, definir métricas eficientes e extrair conhecimentos a partir de dados e transformá-los em resultados assertivos para o crescimento da empresa.
Conclusão
Os dados são devem ser vistos como uma fonte de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional. Quando inseridas em uma cultura de dados, as pessoas ficam curiosas e dispostas a questionar suas próprias hipóteses com os dados e se abrem para os desafios. À medida que todas essas práticas impulsionadas por dados se tornam hábitos, há uma mudança de percepção, e as pessoas começam a associar os dados a melhorias, sucesso e crescimento.