Como reflexo da evolução proporcionada pela tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e empresas mundo afora, fazendo parte da rotina de inúmeras organizações. Acompanhe este artigo e saiba como implantar a IA em sua empresa para aproveitar seus benefícios.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial pode ser interpretada como o conjunto de múltiplas tecnologias (softwares, mecanismos, redes neurais, dispositivos, etc.), criadas com o objetivo de integrar e possuir uma capacidade de pensamento (ou raciocínio) semelhante à mente humana. A Inteligência Artificial possibilita que uma máquina ou sistema aprenda e interprete o mundo a sua volta para, dessa forma, tomar decisões próprias pautadas nas necessidades de sua programação.
A Inteligência Artificial no ambiente corporativo
A presença da Inteligência Artificial nas empresas tem se tornado cada vez mais imprescindível como meio de viabilizar a automação e otimização de processos. Esses serviços desempenhados pela IA garantem maior segurança e ajudam a reduzir custos operacionais, economizando tempo e aumentando a produtividade do negócio.
Como implantar a Inteligência Artificial em sua empresa
Com a Inteligência Artificial, máquinas passam a ter capacidade de captar informações, processá-las e tomar decisões a partir de dados inseridos ou regras computadas, o que diminui trabalhos repetitivos e insere a empresa na cultura da automação. A otimização desses processos é feita com testes e comparações entre análises anteriores, a fim de minimizar erros e aumentar chances de sucesso. A ideia é que o sistema aprenda a tomar a decisão certa sozinho de acordo com as necessidades da sua programação.
Alguns passos podem ser adotados pela organização para que a implantação e adaptação à Inteligência Artificial seja feita de forma natural, integrando essa tecnologia no centro do negócio, isso porque muito além de ser uma tendência da Tecnologia da Informação, a IA deve estar inserida no cotidiano corporativo para que os benefícios dessa tecnologia ajudem a impulsionar os resultados da sua empresa e melhorar seu faturamento. Veja a seguir algumas dicas para você identificar a necessidade de implantar a Inteligência Artificial em sua empresa:
Faça um planejamento estratégico e identifique problemas que você deseja resolver com IA
Avalie todas as ações e processos realizados em sua empresa. Existe algum ponto que precise de melhorias? Caso a resposta seja positiva, é muito provável que a IA possa ajudar, pois sua ampla área de aplicações pode auxiliar a resolver problemas ou dificuldades rapidamente, com uma programação sistematizada que proporcione resultados mais assertivos e com menores chances de falhas humanas durante os processos. Para isso, você pode realizar uma reunião com sua equipe para identificar casos de uso específicos onde a Inteligência Artificial pode ajudar a gerar resultados e resolver problemas. Este já é um ótimo começo.
Faça um levantamento completo para capturar e integrar os dados da organização
A base da Inteligência Artificial são os dados, ou seja, para “treinar” um conjunto de algoritmos para que eles desempenhem as funções esperadas e obtenham sucesso, você precisará empregar todos os esforços para levantar a maior quantidade de dados possível. Busque garantir dados de alta qualidade e analise-os continuamente para identificar possíveis inconsistências e corrigi-las prontamente.
Planeje o futuro
No mercado já existem inúmeras ferramentas baseadas em IA para resolver uma ampla série de problemas dentro das empresas, desde resoluções simples, como automatizar o atendimento ao cliente e fiscalizar o estoque, até iniciativas com alto potencial de utilidade, como aplicações para desenvolver uma nova estratégia competitiva.
De acordo com Diogo Silva, no artigo Como implementar inteligência artificial, “As inúmeras possibilidades da IA sugerem que as empresas devem considerar um modelo de abordagem que leve em conta o portfólio da companhia para implementar Inteligência Artificial ao longo de três horizontes: curto, médio e longo prazo.”. Veja o exemplo:
Curto prazo: Foco em casos de uso onde já existe tecnologias que comprovadamente resolvem problemas, reduzem custos e aumentam a receita. E, a partir daí escalar essas soluções em toda a organização para construir valor a partir do ponto de partida escolhido.
Médio prazo: Experimentação de tecnologias que estão emergindo, mas ainda se encontram relativamente imaturas, para validar o valor real dentro da organização em cases reais, antes de escalar tal solução.
Longo prazo: Buscar parcerias estratégicas com outras organizações, visando resolver problemas de alto impacto, com caráter inovador para capturar uma potencial vantagem e ser pioneiro em determinada área de atuação.
Conclusão
Para se destacar no mercado e ganhar vantagem competitiva em seu nicho de atuação, é preciso inovar e mergulhar de cabeça nas fontes digitais da Inteligência Artificial, que já são a realidade de empresas que apostam na revolução proporcionada por ela e conquistam o aumento da sua produtividade devido a melhoria na eficiência dos processos internos, eficácia no gerenciamento das ações e assertividade nas tomadas de decisão. A Red Innovations pode ajudá-lo a implantar essas melhorias em seu negócio com o desenvolvimento de soluções pensadas para fortalecer seus resultados com inteligência. Saiba mais em nosso site www.redinnovations.com.br.