O Business Intelligence torna o processo decisório mais informado, deixando decisões baseadas na intuição das lideranças no passado. Como o mundo dos negócios é baseado em dados, as empresas que souberem transformar essas informações em inteligência estarão à frente das demais.
Essa estratégia envolve a coleta e análise de dados para gerar insights úteis para os negócios. Esse processo envolve mineração de dados, análise de processos, benchmarking de desempenho e análise descritiva. As informações coletadas fornecem relatórios, métricas de desempenho e tendências para facilitar seu entendimento e permitir decisões mais confiáveis e assertivas.
Entendendo o Business Intelligence
Como citado acima, o Business Intelligence (BI) é o processo de coleta e análise de dados. Essas informações, internas ou externas, são utilizadas para tornar a tomada de decisão mais inteligente e confiável.
O BI envolve o uso de diversas tecnologias e métodos que vão desde a maneira com que as informações são organizadas até como os insights são compartilhados. Ele também pode ser utilizado para as lideranças entenderem o desempenho da empresa, utilizando dados históricos e comparando-os com informações mais recentes, para compreender a situação presente dos negócios.
Para que a estratégia de Business Intelligence seja bem-sucedida, algumas práticas precisam ser implementadas com eficiência:
Coleta de dados
A empresa precisa coletar informações de qualidade de clientes, fornecedores e mercado para melhorar a qualidade das análises, evitando dados incompletos ou imprecisos.
Armazenamento de dados
A quantidade de dados à disposição da empresa pode ser gigantesca. Para que realmente sejam úteis, essas informações devem ser armazenadas de maneira centralizada, com atualização constante, para serem acessadas por sistemas de BI e garantir uma análise mais ágil.
Análise de dados
Ocorre quando as informações são enviadas para os sistemas de BI e responde às questões relevantes para os negócios, identificando padrões e tendências que podem ser utilizados para a busca por oportunidades de negócios ou melhorar a eficiência produtividade das equipes.
Relatórios para as lideranças
Dados e análises só serão úteis se os resultados chegarem às mãos das lideranças. Por isso, o Business Intelligence deve compartilhar insights de uma forma simples, clara e direta para que todos possam entender e usar essas informações para tornar a decisão mais inteligente.
Monitoramento dos resultados
Uma estratégia de BI não pode ser vista como algo pontual, ela precisa ser contínua. Com isso, é possível manter as lideranças constantemente informadas sobre a saúde da empresa e os caminhos do mercado.
Para que essas etapas sejam realizadas com eficiência, dois grupos de ferramentas devem ser considerados: ferramentas de pipeline de dados, que englobam os processos de coleta e armazenamento, e as ferramentas de Business Intelligence, voltadas para a análise de dados e relatórios gerenciais.
As ferramentas de pipeline de dados são, algumas vezes, negligenciadas em uma estratégia de BI, mas são fundamentais para garantir a qualidade e acesso a informações precisas e que podem servir para diversas estratégias de dados, não apenas as voltadas para o Business Intelligence.
Já as ferramentas de BI permitem que a solução de análise tenha acesso às informações disponíveis para gerar insights, visualizações e painéis fáceis de ler e entender. As principais ferramentas de BI geram e enviam relatórios automaticamente, monitorando indicadores de desempenho em tempo real.
Como o Business Intelligence apoia os negócios
O objetivo de uma estratégia de BI é guiar as decisões da empresa para otimizar os negócios. Com o uso de informações precisas, completas e organizadas, o BI analisa dados históricos e os compara às informações atuais para analisar a saúde da organização, identificando problemas e oportunidades de melhoria.
O BI também pode ser muito útil para monitorar indicadores de desempenho, gerando dashboards e relatórios completos e de fácil visualização para que as lideranças possam orientar as equipes sobre suas metas e objetivos.
Equipes de vendas, marketing ou relacionamento com o cliente podem utilizar as ferramentas de BI para desenhar estratégias de negócios mais bem-sucedidas. Por exemplo, avaliando o desempenho de campanhas de marketing, analisando o comportamento dos clientes, identificando tendências de mercado ou buscando maneiras de aumentar a rentabilidade dos negócios.
Além disso, o BI é fundamental para aprimorar a estratégia competitiva da organização, gerando insights sobre como os concorrentes estão lidando com os desafios de mercado, como a empresa se destaca no setor e possíveis problemas sobre produtos e serviços. Afinal, o BI fornece contexto para que as lideranças não olhem apenas para o desempenho atual da empresa ou dos concorrentes, mas também fornece uma visão completa desse desempenho, eliminando suposições e tornando as respostas mais assertivas.
Qual o futuro do Business Intelligence
O BI está em constante evolução para acompanhar as necessidades das empresas e está deixando para trás os gráficos com dados históricos e as plataformas modernas de Business Intelligence para abraçar a análise de dados baseada em IA, a análise preditiva e a geração de insights personalizados, ao mesmo tempo em que transforma informações complexas em painéis acessíveis a todos, não apenas para especialistas em dados.
Essa democratização de dados e análises prioriza o BI de autoatendimento, por exemplo, que melhora a acessibilidade da análise de dados para todos os funcionários autorizados, indo além da área de TI e especialistas em dados. Isso elimina um gargalo entre as necessidades do usuário e a capacidade das equipes de TI para responder às suas questões.
Com o BI de autoatendimento, qualquer funcionário autorizado pode ter acesso às informações e realizar análises sem que essa solicitação seja enviada para a equipe de TI responsável. As ferramentas fornecem interfaces gráficas e interativas para facilitar a execução de análises de maneira mais ágil e independente. Entretanto, para análises mais complexas e avançadas, engenheiros de dados estão prontos para liderar o processo, agregando mais valor à estratégia de Business Intelligence.
Plataformas avançadas de BI também começaram a oferecer ferramentas mais flexíveis, adaptáveis e fáceis de usar, priorizando a descoberta de insights, antecipando tendências e adotando a análise preditiva para oferecer insights acionáveis sobre tendências futuras para os negócios. Essa abordagem proativa permite às empresas compreenderem sua situação atual, mas também conseguem antecipar possíveis riscos e identificar oportunidades mais rapidamente.
A RED pode tornar isso uma realidade
A função das lideranças empresariais é tomar as melhores decisões para tornar suas empresas mais eficientes, lucrativas e competitivas, e isso pode ser feito implementando uma estratégia de Business Intelligence.
Entretanto, essa jornada pode não ser fácil, por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada em transformar dados em estratégias de negócios. E a RED é a sua parceira ideal. Entre em contato e saiba como implementar uma estratégia de BI eficiente e duradoura para alavancar seus negócios.