Transformação Analítica: Como um Assessment de Maturidade impulsionou o sucesso de uma grande empresa de crédito B2B

por | 24 ago 2023 | Case de Sucesso

A RED Innovations realizou, em uma grande empresa de crédito B2B,  o assessment de maturidade analítica na área de Tecnologia de Informação (TI).

O assessment é uma avaliação que tem como objetivo analisar o nível de maturidade de uma organização em relação às suas capacidades analíticas. Isso envolve medir quão bem a empresa utiliza e aproveita seus dados, tecnologias e recursos para obter insights, tomar decisões informadas e promover uma cultura orientada por dados.

Desafios:

O desafio foi analisar e compreender como a área de TI utiliza os dados e as informações disponíveis para tomar decisões estratégicas e com isso, identificar o seu nível de maturidade em relação à análise de dados ,  pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Soluções:

Para solucionar os desafios apresentados, a RED Innovations propôs a aplicação do Assessment de Maturidade, cuja metodologia é composta por quatro etapas complementares:

Etapa 1-  Kickoff: reunião inicial onde os especialistas da RED Innovations explicam todas as ações que serão realizadas no assessment, de ponta a ponta.

Etapa 2 – Autoavaliação e entrevista da equipe: A visão do nível analítico por parte do profissional executante e seus gestores é de extrema importância para identificar possíveis gaps de maturidade tanto na visão da área, quanto na utilização de ferramentas. As entrevistas individuais de avaliação externa identificam em que nível a área se encontra realmente.

Etapa 3-  Coleta de informações e geração do relatório: Os consultores RED avaliam todas as informações coletadas e geram um relatório completo com a proposição de um plano de ação para a área.

Etapa 4 – Apresentação dos resultados e plano de ação estruturado: Com o alvo proposto, é desenvolvido um plano de ação estruturado focado em alcançar os próximos níveis de maturidade para cada processo.

Foram analisados os níveis de maturidade dos seguintes processos: Democratização de Dados, Gerenciamento de Dados, Arquitetura e Integridade dos Dados, Performance e Produtividade, Engajamento, Tomada de Decisão, Processo de Pessoas, de Cultura Analítica, de Sistemas Operacionais (foco na fonte dos dados), e Processos de Ferramentas e Plataformas para Análise de Dados.

Os “graus de maturidade” ou “níveis de maturidade” são degraus ​​que uma organização pode alcançar para o desenvolvimento de suas capacidades analíticas. Esses graus mostram quão avançados e integrados são a cultura analítica e o uso de dados na empresa. Eles representam uma evolução progressiva das práticas analíticas dentro da organização, desde o alcance inicial e menos sofisticado até o avançado e altamente eficaz.

Os quatro graus de maturidade analítica são: Incipiente, Tático, Competente e Visionário.

Incipiente: Nesse estágio inicial, a organização tem uma abordagem passiva em relação ao uso de dados e análises. As decisões geralmente são instintivas e experimentais, e o uso de dados é limitado e pouco confiável. A cultura analítica ainda não está desenvolvida, e a organização depende fortemente de processos manuais e planilhas para gerenciar dados.

Tático: No estágio tático, a organização começa a promover os dados como um recurso valioso, mas ainda não os utiliza plenamente como diferencial competitivo. Existem esforços para coletar e analisar dados, mas o foco é mais nas análises descritivas e retrospectivas, utilizando indicadores de desempenho básico. Pode haver certa fragmentação das análises em áreas de negócios individuais. Cada área do negócio vive de forma individual.

Competente: Nesse nível, a cultura data-driven começa a ser mais difundida na organização. Os dados são considerados importantes para a tomada de decisões, e as iniciativas de análises mais avançadas, como diagnósticas e preditivas, são integradas. A organização busca melhorar a governança dos dados e criar centros de inteligência para analisar informações de forma mais abrangente.

Visionário: No estágio visionário, uma organização se destaca no uso de análises e dados. A cultura analítica está bem estabelecida e permeia toda a empresa. A análise de dados é amplamente automatizada, permitindo a realização de análises avançadas e preditivas em tempo real. Uma organização tem a capacidade de influenciar seu segmento de mercado por meio de insights e decisões tomadas com base em dados.

Resultados

Ao identificar a situação atual da estrutura e da utilização dos dados na área de inteligência de mercado, obteve-se um raio X dos processos de dados, que se desdobrou em um plano de ação, necessário para direcionar as ações evolutivas, focando no fortalecimento da cultura analítica a longo prazo.

Obteve-se resultados significativos que refletiram o nível de maturidade analítica da área de TI da empresa. O score geral de aderência da área foi de 68,7%, demonstrando um bom desempenho em diversos processos. Isso significa que a área de TI se encontra em um estágio “Competente”, cuja característica principal é inspirar-se na cultura data-driven. Em linhas gerais, a classificação está intermediária, acima dos estágios de Incipiente e Tático e abaixo dos estágios de Visionário e Precursor.

Apesar de identificado que a área utiliza as mais bem avaliadas ferramentas de business intelligence do mercado de analytics (o que facilita o processo de evolução e nivelamento da maturidade analítica), identificou-se a necessidade de conscientização sobre a cultura analítica para gestores e principalmente para alta direção. Desta forma seria necessário realizar, paralelamente, o treinamento para analistas e gestores da área com relação ao processo de BI, o que reforça a importância de disseminar a Jornada Analítica em toda a empresa.

Com o plano de ação estruturado proposto pela RED Innovations, a empresa está preparada para se tornar uma verdadeira Visionária, destacando-se no mercado através do uso avançado de análises de dados para tomada de decisões estratégicas.

Sua empresa está pronta para a transformação analítica? Entre em contato com a RED Innovations e descubra como nossa experiência pode levar sua organização a novos patamares de sucesso analítico. A jornada começa agora – juntos, podemos construir um futuro orientado por dados!

Agende uma conversa com nossos especialistas e dê o primeiro passo em direção à excelência analítica.