Assessment de Maturidade Analítica

O que é o Assessment de Maturidade Analítica e por que a sua empresa deveria usar este recurso?

por | 23 set 2022 | Cultura Data Driven

Antes de falarmos sobre Assessment é importante refletirmos sobre o que é maturidade analítica e de que forma ela impacta diretamente nos negócios das organizações.

Na era da transformação digital, a análise de dados tem um papel crucial na tomada de decisão. Ainda assim, hoje, de acordo com a pesquisa da Deloitte, as empresas orientadas a dados são em menor número do que aquelas que não usam uma abordagem analítica para a tomada de decisões, embora a maioria concorde com sua importância. Além disso, o MicroStrategy Global Analytics Study relata que o acesso aos dados é extremamente limitado, usando cerca de, 60% dos funcionários, horas ou até dias para obter as informações de que precisam.

Um modelo de maturidade analítica é uma sequência de etapas ou estágios que representam a evolução da empresa na forma como ela utiliza os dados no contexto corporativo. Esses modelos avaliam e descrevem a eficiência com que as empresas usam seus recursos para obter valor a partir dos dados. Eles também servem como um guia no processo de transformação analítica.

A maturidade analítica de uma empresa está diretamente relacionada a como ela utiliza os dados coletados em seu dia a dia. Quando a empresa não identifica os diversos níveis de maturidade analítica que ela possui em suas áreas internas, está correndo um grande risco de se manter estagnada.

Ter conhecimento completo dos dados da sua empresa é um grande diferencial em um mercado competitivo, pois isso definirá a maneira que esses dados são incorporados e analisados de forma sistêmica em todos os seus departamentos, integrando-os para obter melhores resultados e decisões mais acertadas. Apesar de todo esforço, muitos líderes não têm clareza sobre o estado atual da análise de dados em suas organizações. Muitas vezes, há uma percepção de que a organização está indo bem, quando na realidade ela está ficando para trás da concorrência.

A verdade é que quase todas as organizações de todos os tamanhos lutam com um ou mais dos desafios associados à construção de uma equipe de analytics e o caminho para se tornar uma organização orientada por dados.

Para entender como está a maturidade analítica da sua empresa é preciso saber até que ponto você consegue extrair o potencial que está retido nas suas informações por meio do gerenciamento de dados, da análise estatística e quantitativa, e como você está aplicando essas informações nas suas tomadas de decisão.

Ao realizar um Assessment de Maturidade Analítica você obtém recomendações sobre como lidar com possíveis problemas e acelerar seu progresso para se tornar uma organização data driven. O produto final é um raio X dos processos de dados de uma organização. Este raio X se desdobra em um plano de ação que irá direcionar o desenvolvimento de uma estrutura para tomada de decisão guiada a dados.

Níveis de Maturidade Analítica

Assessment de Maturidade Analítica

Como desenvolver a maturidade analítica da sua empresa?

Avalie seu nível de maturidade analítica atual. Descubra quais dados são usados, quais são suas fontes, quais ferramentas técnicas são utilizadas e quem tem acesso a eles. Um bom Assessment é realizado por consultores especialistas em análise de dados. Eles analisarão a lacuna entre percepção e realidade, apresentando oportunidades e etapas acionáveis para acelerar a sua jornada de dados e aumentar sua vantagem competitiva.

Pesquise quais outras fontes de dados estão disponíveis, tanto interna quanto externamente. Crie e acompanhe KPIs para monitorar o desempenho, incentivar e coletar feedback dos clientes, usar ferramentas de análise de sites etc. Medir os resultados de quaisquer decisões e alterações feitas também é importante.

Considere as métricas que você monitora e quais perguntas elas respondem. Em vez de focar em métricas que apenas fornecem informações sobre “quantos”, priorize aquelas que fornecem insights acionáveis sobre “por que” e “como”. Isso pode ajudá-lo a entender os motivos dos processos de negócios e do comportamento do cliente, fazer previsões e agir de acordo.

Garanta que todas as partes interessadas tenham acesso aos dados relevantes. Você pode querer implementar algumas práticas de agilidade para quebrar os silos e simplificar o compartilhamento de dados entre departamentos. Considere dar aos funcionários acesso aos dados. Ensine-os a usá-los e incentive a geração de novas ideias.

Invista em tecnologia que possa ajudá-lo a interpretar os dados disponíveis e obter valor a partir deles, considerando os usuários finais de tais análises. Por exemplo, se for a equipe não técnica, vale a pena optar por ferramentas de visualização de dados com interface amigável para facilitar a compreensão dos relatórios.

Certifique-se de que novas tecnologias e capacidades sejam incorporadas em seus processos existentes e combinadas com o conhecimento institucional existente.

Quando analisados e utilizados adequadamente, os dados podem proporcionar uma vantagem competitiva imbatível, permitindo um melhor entendimento de seus clientes, reações mais rápidas e precisas às mudanças do mercado e descoberta de novas oportunidades de desenvolvimento.

A democratização dos dados potencializa pessoas. A verdadeira maturidade analítica produz resultados mais confiáveis, utiliza recursos de forma eficiente e oferece um crescimento sustentável.

Conte com a equipe da RED Innovations para auxiliar sua organização na jornada dos dados rumo à maturidade analítica. QUE TAL DESCOBRIR O NÍVEL DE MATURIDADE ANALÍTICA DE UMA ÁREA DA SUA EMPRESA ENQUANTO FAZ UM TEST DRIVE NOS SERVIÇOS DA RED?

Entre em contato conosco!