O uso de Analytics é essencial para que as empresas possam tomar decisões melhores em um mundo cada vez mais hiperconectado. No entanto, a análise de dados tem sido um grande desafio para as organizações, especialmente devido à grande variedade de fontes e formatos disponíveis.
Como implantar, de forma assertiva, uma cultura organizacional data driven para melhorar as decisões de negócios? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares que intriga as lideranças das empresas em todo o mundo.
Para usar o Analytics de forma eficaz, as lideranças precisam investir em tecnologia inteligente, processos bem definidos e cultura orientada à análise de dados, além de capacitar as equipes para o uso adequado desses recursos. De acordo com Gabriela Nakagawa, Head de Produtos da RED Innovations, hoje em dia alguns fatores acabam sendo importantes para que a empresa seja data driven, um deles é a cultura implementada na empresa e pela alta direção.
“É de extrema importância para que a empresa atinja o seu alto nível de maturidade analítica que este valor seja percebido e incentivado para desenvolver iniciativas de capacitações, eventos internos que engajem a evolução de conhecimentos e se necessário centros de aceleração para que esta área seja responsável por garantir que todo o trabalho esteja “andando nos trilhos””, afirmou.
Colocar a análise de dados dentro das discussões estratégicas, identificar as necessidades dos times, expandir a alfabetização digital das equipes, investir em sistemas que capacitem as pessoas para a tomada de decisão são prioridades. “Neste contexto, os centros de aceleração são extremamente importantes no processo. Aqui na RED Innovations contamos com o CoE (Centro de Excelência), produto superacessível e com metodologia inovadora, que tem auxiliado diretamente as empresas na busca pela maturidade analítica”, informou Nakagawa.
É fato que o uso eficaz do Analytics é crucial para o sucesso das iniciativas de digitalização e aprimoramento da análise de dados. Sem isso, as organizações estão simplesmente navegando às cegas. Ter as informações certas, na hora certa, e com as melhores práticas para a visualização e compreensão de cada possível insight, em meio à avalanche de dados em que vivemos é o maior diferencial competitivo que as lideranças podem ter.
O primeiro passo, portanto, para acelerar os negócios com o uso da análise de dados, é buscar conhecimento, trocar experiências com pessoas que já conhecem o “caminho das pedras” e que podem orientar em todas as etapas da jornada analítica. Conte com a equipe e a expertise da RED para guiar sua empresa nas melhores práticas do mercado e no uso de ferramentas adequadas ao seu negócio.
Que tal agendar hoje mesmo um bate papo com um de nossos consultores? Entre em contato!
Saiba mais sobre maturidade analítica aqui.